RSS
 

The Adventures of Dear Explorer

06 Jul 2011

O jogo The Adventures of Dear Explorer (codename Quest) marca a minha primeira experiência no mercado de jogos Flash, em colaboração com o pessoal da Vortix Games. Já cá tinha relatado que andava todo contente a fazer umas coisas novas e eis que surge o resultado. Este jogo surgiu porque queríamos começar por algo simples para eu me ambientar à tecnologia. A ideia teve base no website do nosso querido artista Marco Vale.

O jogo conta com 15 níveis que foram feitos num editor próprio que desenvolvemos. A história do nosso herói começa quando ele está a namorar com a sua cheerleader e surge uma figura encapuçada que a rapta. Ele por coincidência tinha mesmo a jeito a shotgun do pai e segue a sua amada para as cavernas. E assim começa este dungeon crawler.

O look retro foi completamente propositado, com a ideia de fazer lembrar os jogos antigos das consolas e PC. A música também entrou a preceito e todos os recursos sonoros estão disponíveis em Dear Explorer OST.

O jogo foi quase pronto para venda na FlashGameLicense.com, onde a Vortix Games já está no top 50 de developers. Tivemos um período de testes externos onde tivemos bom feedback.  Estávamos com boas perspetivas para o jogo, e conseguimos vender a licença principal para o colosso Armor Games. O jogo pode ser jogado aqui. Contrariamente ao que estávamos à espera, o jogo não foi muito bem aceite. Está com nota 5.6 o que é uma nota mazinha. Houve muita gente que não gostou do look e votou para baixo. Deu para entender que havia muita gente que confundia o não gostar com falta de qualidade. Por outro lado também houve uns 20% de comentários muito bons de pessoas que adoraram o jogo. Senti ali que este jogo seria para um público alvo que não habitava na Armor Games. Ainda assim tivemos mais de 100k plays só na Armor Games. Mas o melhor ainda estava para vir.

Após os primeiros dias na AG, comecei a integrar as APIs de outros dois colossos, a Kongregate e a Newgrounds. Entretanto já tinha acabado mas veio a minha Lua de Mel, pelo que só quando voltei é que lançámos os jogos nestes portais. Já não o esperávamos, mas para nosso grande espanto o pessoal destes sites adorou o jogo. Na NewGrounds o Dear Explorer está com uma pontuação de 3.79/5, que segundo eles é um awesome score.

Mas na Kongregate é que o jogo esteve em grande destaque.  Está neste momento com 3.80/5 de rating e com mais de 72k game plays. O Dear Explorer teve mesmo direito a destaque na newsletter e na home page.

Soubesse eu e teria implementado um mecanismo de pontuação mais elaborado, já que os high scores do jogo estão sempre a ser usados. Aqui também tivemos feedback muito bom. Houve várias coisa que poderíamos ter feito melhor, mas em suma as pessoas gostaram. Confesso que não estava preparado para que um simples jogo flash tivesse tanta saída.  Estamos a falar de um jogo, que apesar de até não ter tido muito sucesso, já teve várias centenas de milhares de pessoas a jogá-lo. Mais que muitas acabaram o jogo. As estatísticas dizem-nos que cada jogador passou em média 12 minutos a jogar este jogo. Se contabilizarmos o total de tempo que toda a gente andou a jogar dá anos de jogo!

Houve até quem se tenha dado ao trabalho de fazer um walkthrough e até fomos referenciados no IndieGames.com.

Após algum tempo nestes dois sites de referência distribuímos o Dear Explorer para mais milhares de portais flash, o que faz com que o número de game plays continue a crescer de forma impressionante. Em suma, as coisas começaram mal mas mesmo na altura eu estava orgulhoso. Agora ainda estou mais. Foi uma experiência muito interessante e num mercado que nunca pensei que pudesse ser tão saudável. O próximo jogo já está quase a sair do forno e ideias não nos faltam. Mas por agora quero acabar este post a falar dos meus filhotes.

Personagens do Dear Explorer

À esquerda temos o nosso herói, o Dear Explorer. Ele consegue disparar uma shotgun e consegue mais à frente aprender a lançar em todas as direções umas ondas de choque de nome smite, que só mata bicharada undead. À direita está a sua amada amarrada a um poste, no covil do super boss do jogo.

Estes são os primeiros inimigos que aparecem. A slug é um inimigo pacífico que só ataca se o herói se colocar mesmo à frente dela. Mas são muitas e rápidas, pelo que muitas vezes é complicado lidar com elas. O seguinte é o zombie. Os zombies são mais complicados de matar, e se o herói estiver nas imediações começam a persegui-lo.

O primeiro é o sorcerer. Esta figura tem receio de se aproximar do herói, e dispara ou uma bola de fogo ou um raio, ambos completamente mortíferos. O seguinte é o conjurer, que também tem receito de se aproximar do herói. Ele não ataca, contudo consegue invocar e controlar dois fantasmas. Os fantasmas são muito rápidos e perseguem sempre o herói. Há que abater sempre primeiro o conjurer.

O Demon Warrior é um guerreiro forte e que persegue sempre o herói. O Demon Archer fica à distância e dispara flechas. Ambos são muito perigosos e só aparecem nos níveis finais. É preciso ter muito cuidado com as flechas. Dica: é possível defender as flechas com o smite.

O Master Sorcerer é o segundo boss do jogo. Ele está sempre a fugir do herói e consegue invocar os fire spirits. Estes espíritos de fogo estão sempre a perseguir o herói. Para complicar, ainda há os totems que mandam raios. Estes raios magoam o herói mas curam o Master Sorcer. O próprio Master Sorcerer irá de encontro aos raios se não tiver a vida cheia. Felizmente tem pouca vida.

A Mother Slug é a mãe das slugs que introduzi mais acima. Persegue sempre o herói e tem muita vida. Felizmente é lenta. O outro é o super boss. Também dispara caçadeira e smite. Consegue até defender-se das balas do herói com o seu smite. Por outro lado quando leva com um smite fica zonzo, e é a oportunidade ideal para o atacar.

 

JogosTrabalho