RSS
 

O Newton mudou-se cá para casa

01 Ago 2011

Bem, na verdade o Newton não se mudou bem cá para casa. A problemática do Newton já se arrasta há algum tempo. Já em março eu registava aqui algumas das dificuldades que estávamos a ter com o Newton. Ter um cão tão ativo numa casa que só ficou com os meus pais estava a ser complicado. Os meus pais começaram a pressionar-me para arranjar um novo lar para o meu cão, nomeadamente sugeriram que o devia ter cá em casa. O problema é que a minha mulher não quer um cão em casa. A única solução foi o nosso quintal, onde ele até já tinha uma casota bem grande à sua espera. Só tivemos de lhe dar uma mega limpeza.

Eu sempre ofereci muita resistência a ter o Newton no quintal. Afinal ele está há 7 anos habituado a ser um cão de casa. Coitadinho. Mais do que estar habituado a estar em casa está habituado a ter sempre os donos debaixo de olho. Às vezes ia dormir para ao pé de mim ou da minha mana, mas o normal era ficar no centro da casa, onde conseguia controlar tudo o que se passava. Era cão que chegava da rua e ia verificar todas as divisões como que fazendo a catalogação dos presentes.

Os meus pais diziam que ele já tinha passado uns dias na terra e que tinha adorado. É que aquando do meu casamento o Newton foi passar umas férias no campo, onde adora ir passear. Eu sei que ele adora aquilo, mas sei que adora mais os donos. Quando os meus pais me diziam que o deixavam lá com os meus tios e ele ficava muito bem, eu estranhava. Depois vim a saber de certo dia em que o Newton viu uns primos meus que pareciam eu e a minha mana, e foi complicado. Como eles não o foram ver, como ele esperaria, o Newton desapareceu. Deram com ele numas traseiras a chorar e consta que foi complicado de o acalmar. Estas coisas partem-me o coração.

Sem duvida que tenho um soft spot no que trata ao Newton. Penso que é normal, afinal vivi vários anos com ele. Brincava com ele, alimentava-o, tratava dele quando estava doente. E ele retribuía sempre com carinho. Não é que ele não faça asneiras e não se porte mal de vez em quando. Mas não há dúvidas de que é um bom companheiro. Nesta situação toda eu estava dividido porque não sabia o que fazer, e a minha mulher estava dividida porque não queria o cão em casa e pensava que eu não ia aceitar o Newton no quintal. Bem, tenho pena, mas o Newton vai ter de se habituar ao quintal.

Um dos problemas de ter o Newton no quintal é o nosso gato Sundi, que é muito agressivo. Eles vão ter de se habituar, sendo que o Newton é muito pacífico e já percebeu que não se deve aproximar mais de um metro do gato. O gato, desde que ele não se aproxime fica sossegado a controlar tudo.

Depois de duas noites, está tudo a passar-se como eu esperava. Ele se ficar sozinho fica bem e vai dormir, mas se vamos lá fora e depois voltamos para casa ele estranha a separação e chora. Ainda é cedo e penso que é normal. A verdade é que cá em casa ele passeia muito mais e brinca muito mais, mas também fica muito mais tempo sozinho. Quando ele se habituar à rotina é capaz de não se importar e passar esse tempo todo a dormir, que era o que acontecia em casa. Até lá ainda está na fase de ser uma experiência nova e isso complica as coisas. Outra coisa é o xixi e o cocó. É complicado depois de tantos anos que ele sabe que fazer as necessidades é lá fora, explicar que no quintal não pode ser. Acho que isto também vai lá com o tempo. Até lá vou levando-o à rua mais amiúde.

Espero que este processo corra bem. Confesso que gosto muito de o ter por cá.

 

Newton

 
Etiqueta(s):recordar-2011

Comentários

  • amora
    Também gostava de ter um bicho, além dos peixes :) Mas, cá por casa, mesmo sendo 3 contra 1, não chegamos a acordo... eu também prefiro que os animais estejam na rua (quintal), mas nem assim, eu e os miúdos, nos safamos :) Resta-nos aproveitar os bichos dos outros. Existem animais com uma personalidade bem gira!
  • Margot
    Olá! Partiu-se-me o coração ao ler aquela história do Newton pensar que os teus primos eram tu e a tua irmã. Coitadinho. Quando vou de férias, deixo a minha gorda com os meus pais, onde sei que ela fica 100% bem, mas a verdade é que ela quer que estejamos todos juntos e chora quando nos vê ir embora. Também me custa. Agora, eu seria incapaz de deixar a minha gorda a viver no quintal, depois dela estar habituada a viver na minha casa, a estar comigo no sofá e a dormir na minha cama. Tenta realmente passar bastante tempo com o Newton e fazer muitos passeios com ele, principalmente durante esta fase de adaptação, coitadinho. E quando for inverno e estiverem aquelas noites de frio horríveis, como vai ser? Uma casota não é a mesma coisa que uma casa cómoda e aquecida... :-(
  • Arzebiuzado
    Não sei como vai ser no inverno... se estiver mesmo mau poderá ficar na cozinha, logo se vê. Por agora ele até anda todo contente e começa a adaptar-se e a gostar de andar lá por fora. O problema é sempre quando temos de sair do quintal e ele fica sempre triste. Uma coisa é certa, agora anda a brincar muito mais e muito mais activo.