RSS
 

Trilho Transbando

06 Set 2011

Já tínhamos praticamente esgotado as hipóteses de trilhos em Vila de Rei, mas encontrei na net uma espécie de trilho lá ao pé, a começar em Mação. Este trilho não estava marcado, parece que era um percurso de turismo que algumas pessoas faziam mediante pagamento. Nós pegámos no mapa e fomos à aventura. Era suposto serem 18km de trilho pelo que começámos cedo. Como só tínhamos o mapa, fomos com o GPS ligado para ir comparando caminhos.

A coisa não correu nada bem... seria engraçado ver o percurso que fizemos e o que estava no mapa, acho que andámos sempre ao lado. A certa altura tivemos de fazer um corta-mato para apanhar a suposta estrada certa. Como estávamos no topo do vale, começámos a atalhar para baixo naquilo que parecia ser uma estrada de pé posto. Mas o problema é que esse caminho acabava em mato. Sem grandes alternativas o meu cunhado segue em frente com a seguinte frase que se tornou épica: "Vá lá! Nós no Taekwondo fazemos isto todos os dias a correr!".

Bom, ele não estava consciente que teríamos de passar por mato serrado com silvas até ao peito. Demorámos imenso tempo naquele bocado, enquanto tentávamos evitar ao máximo as silvas. A situação era tão cómica que foi só risota. Quando chegámos cá abaixo estávamos todos arranhados. Este deve ter sido o maior momento cómico das férias em trilhos.

A meio da manhã a fome começou a apertar e nós não tínhamos nada para comer. Atacámos então tudo o que era amoras. Também encontrámos figos e pêssegos. Estas frutinhas deram para nos ir saciando enquanto continuávamos perdidos.

A certa altura reparo e estávamos num largo onde vive uma tia da minha mulher, que por acaso era quase o ponto final. O que aconteceu é que fizemos um corta-mato que nos poupou quase 5km. Estando ali cansados, cheios de calor e com as pernas todas arranhadas, decidimos pedir à minha mulher para nos vir buscar. Mas antes ainda fomos a casa da tia dele para uns comes e bebes...

No final foram 12.4 km em 3h20m.