RSS
 

Trilho das Conheiras

08 Set 2011

No último dia de trilhos em Vila de Rei, devemos ter tido o trilho mais complexo em termos de altimetria. O percurso começou em Água Formosa, uma aldeia de xisto onde já tínhamos deito o Caminho de Xisto de Água Formosa. As meninas deixaram-nos lá e foram para o Penedo Furado, que era o ponto final do trilho. Este trilho foi estranho, pois não tinha as marcações normais dos trilhos. Dá a sensação que era uma rota que já existia e que eles simplesmente criaram um trilho para a rota, aproveitaram os sinais existentes e não colocaram os sinais normais.

Ainda assim até estava bem sinalizada, assim que compreendemos que os sinais eram diferentes não tivemos grandes dificuldades e este até foi dos trilhos melhor sinalizados que já percorremos. O trilho é bonito mas sem dúvida que a dificuldade é o que salta mais à vista. Foi só sobe e desce, por vezes com inclinação muito acentuada. Fizemos os 9.75 km do percurso, segundo o meu pedómetro, em 2h10m.

Quando chegámos, decidimos subir o riacho da praia fluvial do penedo furado para ver onde ia dar. Aqui deve ter sido a parte mais bonita do dia, onde passámos sempre via rio por sítios muito bonitos. O percurso é complexo, com pedras muito escorregadias e tem de ser feito quase sempre dentro de água. Ainda tive de estar a nadar sem pé com a minha máquina fotográfica no ar. Mas valeu a pena. Ficou combinado que um dia voltávamos lá para subir até não dar mais.