RSS
 

Trilho dos Moinhos

15 Set 2011

Depois de termos passado a primeira parte das férias de trilhos a fazer trilhos em Vila de Rei, eis que surge o destino que todos esperávamos: o Parque Natural da Peneda-Gerês. No primeiro dia possível tínhamos agendado o Trilho dos Moinhos, e as meninas também nos acompanharam. Seria um trilho pequeno, embora elas não soubessem que apesar de curto tinha uma longa duração.

Estava um dia encoberto muito escuro e húmido e a maior parte das raparigas voltou para trás quando começou a pingar. Mas nós somos muito homens e continuámos. Ainda apanhámos alguma chuva, mas nada de especial.

No Gerês fazer percursos pedestres faz parte do turismo e isso nota-se em todo o lado. Uma das coisas engraçadas que encontrámos foram montinhos de pedras a indicar o caminho, muitas vezes perto da sinalização. É uma forma útil de notificar os próximos caminhantes.

No Trilho dos Moinhos encontrámos tudo aquilo que esperávamos do Gerês: dificuldade e beleza. Todo aquele verde característico e húmido não dececionou. Este trilho foi especialmente complicado devido à altimetria e ao piso. O piso de pé posto sempre com pedra molhada fez-nos abrandar imenso o ritmo da caminhada.

Ainda demorámos 2h32m para fazer os 6.5 km do percurso. Mas valeu a pena. E o tempo até deu aquele toque especial.