RSS
 

Trilho Itinerante: Parque Nacional Peneda Gerês

22 Set 2011

Com um dia aberto e quente partimos para fazer o Trilho: Parque Nacional Peneda Gerês da Revista Itinerante: Da "Porta" de Campo do Gerês à Barragem de Vilarinho das Furnas. Este era o percurso mais longo até à data e contávamos com 18 km pela frente. Ainda assim prometia ser em cheio e um dos melhores dos trilhos do Gerês.

Nós tínhamos o ficheiro GPX do trajeto e um telemóvel com GPS que o conseguia ler, mas tínhamos medo que a bateria fosse ao ar, pelo que levámos a revista e fomos seguindo o mapa e as indicações. Este trilho não está marcado como os que costumamos fazer, e por isso ter uma boa fonte de orientação era fundamental.

Felizmente a descrição na revista é muito útil e serviu para nos guiar durante todo o percurso. Ainda surgiram algumas dúvidas aqui e ali, mas foram facilmente dissipadas com auxílio do mapa.

Este trilho valeu muito a pena pela diversidade de lugares que visitámos. A certa altura chegamos à lagoa de Vilarinho das Furnas e sem qualquer sombra de dúvida fomos logo dar um mergulho. Cortámos o trilho e descemos por uma encosta íngreme. Tirámos a roupa e mergulhámos numa água que estava espetacular. Ainda deu para nadar um pouco.

Depois lá seguimos até à barragem de Vilarinho das Furnas. Daí fomos sempre pelas alturas até Bom Jesus das Mós. Algum tempo depois lá chegámos de volta à porta do Campo Grande, contabilizando 17.5 km em 4h34m.

Foi um trilho espetacular e ainda bem que o seguimos.