RSS
 

Triatlo de Abrantes

03 Out 2011

Foi já há mais de um ano que meti na cabeça experimentar triatlo. No fim de semana passado aconteceu uma prova de trialto mesmo ao pé de onde eu estava e foi desta. Eu queria ter feito a versão sprint (750m natação, 20 km bicicleta e 5 km corrida), mas tal não foi possível porque tinha compromissos familiares à hora da prova. Então decidi participar na versão super sprint (300m natação, 8 km bicicleta e 2 km corrida). Esta versão curta até era ideal para eu me estrear, para conhecer a logística e como as coisas funcionam. Há um ano, no triatlo que ia fazendo, também era esta distância.

Chegámos cedo ao local e fui logo ver como se processava o registo. Recebi um chip para colocar no tornozelo, um autocolante com o meu número para colocar no selim da bicicleta, e um dorsal para colocar à cintura. Este dorsal não era necessário na parte da natação mas eu comecei logo com ele. Quando já tinha tudo dirigi-me à zona de transição e estacionei as bicicleta e preparei o cesto que me forneceram com o capacete, ténis de bicicleta e ténis de corrida. Pouco depois começou a prova.

Segmento de Natação - 300 m - 7m28s

Há muito tempo que não nadava em águas abertas, sendo que a última vez foram 1.5km no 8º Challenge 10 km.. Este percurso era muito pequeno e estava descansado. A única diferença é que não se pode fazer o segmento de natação em tronco nu, pelo que tive de comprar uma licra. Não sabia se isso me iria complicar os movimentos, mas a verdade é que nem dei por ela. Ao contrário das provas de águas abertas que já fiz, aqui a profundidade da água era muito baixa, por vezes até conseguíamos tocar no fundo. Isso fez com que a água ficasse toda suja de areia. Com um percurso tão pequeno comecei logo a nadar forte e a verdade é que me ressenti de não ter natação a sério há uns 2 meses. Fui quase dos últimos a acabar este segmento.

Quando cheguei ao parque de transição, surgiram as primeiras complicações por falta de experiência. Já tinha tirado os óculos e a touca, mas tive de colocar as meias e tinha os ténis da bicicleta muito apertados, ainda tive de estar a dar-lhes folga para os conseguir enfiar. Depois coloquei o capacete e lá fui eu para o segmento de bicicleta.

Segmento de Bicicleta - 8 km - 22m52s

No segmento de bicicleta, logo ao início consegui ultrapassar alguns concorrentes. O percurso era mais acidentado do que aquilo que eu tinha interpretado do mapa, mas a verdade é que não era nada complexo, tendo só algumas subidinhas. Assim que consegui comecei a tentar forçar um ritmo mais forte, mas a verdade é que o meu coração estava a todo o gás. Não estou nada habituado a ter de estar sempre ao sprint, estou mais habituado a provas de resistência. Consegui ter um ritmo aceitável e comecei na roda de 2 concorrentes, e depois ainda os consegui ultrapassar. A partir daí já não vi mais ninguém à minha frente, tirando os federados  que acabaram as duas voltas antes que eu acabasse a minha primeira. A certa altura as minhas pernas começaram a queixar-se, talvez dos 35 km de BTT que tinha feito no dia anterior. Mas o mais estranho foi ter começado a ficar com a boca super seca. Estou habituado a mal precisar de líquidos em provas de 1h, mas a verdade é que também não estou habituado a provas em que tenho de estar sempre a puxar pela velocidade.

Quando cheguei à transição, o spot da minha bicicleta estava ocupado e tive de andar a arranjar espaço. Trocar de ténis demorou algum tempo. Tanto tempo que algum pessoal que tinha ultrapassado de bicicleta teve tempo de chegar e abalar antes de eu me despachar.

Segmento de Corrida - 2 km - 5m45s

Comecei a correr e continuava a alta rotação. Pouco depois de começar estava uma menina a passar água, coisa que veio mesmo a calhar. Concentrei-me em estabelecer um ritmo bom, mas a verdade é que me pareceu que o resto do pessoal que andou mais ou menos comigo desapareceu. Não me sentia muito cansado mas também não me sentia com grandes energias para puxar mais. Ainda assim o percurso de corrida foi muito pacífico e até fiquei espantado por ter chegado à meta num total de 36 min. Quando acabei, havia abastecimento com água, laranjas e bananas.

Conclusão

Foi uma experiência muito agradável e gostei muito de toda a ajuda que me prestavam sempre que eu tinha dúvidas. O percurso estava bem marcado e tinha sempre pessoas nos sítios certos a tomar conta das coisas e a dar alguma orientação. Acabei quase em último, mas isso não me espanta já que a maior percentagem de participantes eram federados e até estavam títulos em jogo. Normalmente tenho provas com pessoal mais amador como eu e consigo ter mais companhia ao meu ritmo. Mas aqui era quase tudo xpto com umas bikes todas GT. Só reparei em dois ou três participantes com bicicleta BTT, de resto era praticamente tudo bicicletas específicas de triatlo.

Agora é ver quando é que há um triatlo sprint a jeito para experimentar essa distância. Já vai ser algo mais complicado, mas acho que fazível. Terei certamente é de ter a natação em dia antes de me aventurar.

 

Comentários

  • Joao
    Também ando com ideias de experimentar um triatlo, mas ainda só da para ter mesmo ideia, era capaz de me safar na parte da corrida e bicicleta mas na natação ia ser muito complicado, visto já não praticar há bastantes anos. Sabes de alguma prova desse género na zona de Lisboa?
  • Arzebiuzado
    Também podes experimentar os duatlos, em que só tens os segmentos de corrida e bicicleta. Agora a época vai acabar, mas eles no site da federação costumam ter sempre o calendário actualizado. http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_wrapper&Itemid=126
  • João Correia
    Caro Arzebiu, Diverti-me imenso lendo o teu post, porque há coisas que são impagáveis; imaginei-te nessas cenas das transições e fizeste-me lembrar eu aqui há 3 anos, quando então era um puro nestas andanças. Hoje não sou pró, mas já posso dizer que não é qualquer um que me ganha no meu escalão (V3). Também fiquei com a ideia de que te terás divertido imenso. Seja como for, achei ponderado teres experimentado um Super Sprint (SS), apesar de ser muito explosivo. Um Sprint não será difícil, mas obriga a mais treino e preparação específica, porque não será apenas o dobro das distâncias; é muito mais que isso.É como aquela máxima em que o todo é muito mais que a soma das partes. Depois, terá algumas particularidades que aqui não tiveste; por exemplo, uma multidão à partida. Bom, bem vindo ao triatlo e espero cruzar-me contigo numa dessas provas que acontecem por aí, de preferência num triatlo longa distância :)) Forte abraço.
  • Arzebiuzado
    Por acaso um dia gostava mesmo era de fazer um olimpico, mas até lá ainda tenho de fazer vários sprints. Até um dia!