RSS
 

Como é feito o azeite?

17 Nov 2011

No fim de semana passado fomos ajudar o meu sogro a transformar as azeitonas em azeite. Ainda era preciso algum trabalho manual e confesso que ia com vontade de trabalhar, para depois dizer que estava a consumir o azeite que ajudei a fazer. Já fiz muitas vindimas mas acontece que não bebo vinho. Ao menos com o azeite queria aproveitar. O problema é que não foi preciso ajuda já que havia lá uns capatazes que fizeram tudo.

Aparentemente hoje em dia os lagares são todos automáticos. As pessoas chegam com X kg de azeitonas e vão logo embora com Y litros de azeite. Mas o meu sogro não gosta dessas coisas... passou tanto tempo a cuidar das azeitonas que quer mesmo o azeite que lhe é devido. Então vai a um lagar clandestino e tradicional onde o processo é quase todo feito como antigamente.

A azeitona começa por ser enviada para esta máquina da foto acima, que tem aquelas duas rodas sempre a rodar. Penso que esta é a única parte do processo que tem auxílio de máquinas que usam combustível. Quando a azeitona é moída fica feita numa papa chamada de bagaço.

Depois há que ir colocando o bagaço numa espécie de bolachas feitas de um material que não me recordo. Mas pareciam uns tapetes. Aliás, havia lá umas no chão a fazer de tapete. Logo aqui já começa a sair algum azeite, mas a maior parte vai ser extraída quando se começarem a comprimir estas bolachas.

Este compressor vai fazer as bolachas ficarem com metade da altura. Entretanto está sempre a escorrer azeite das bolachas, que irá para um contentor grande.

Este contentor além do azeite recebe água a ferver. Depois entram as leis da química e o azeite fica ao de cima enquanto a água suja sai por baixo. Neste caso tínhamos mesmo uma torneira em baixo aberta sempre a largar água, e uma torneira em cima sempre a deitar água e nunca saia azeite. Depois desta lavagem o azeite é deixado a repousar para forçar ainda mais a sua separação. Mesmo assim o azeite nunca fica como o vemos nas lojas. Quem consome azeite caseiro sabe que as garrafas ficam sempre com sedimentos no fundo.

Foi muito giro ver o processo, embora o cheiro a azeite concentrado no ar fosse algo intenso. Depois ao jantar já deu para provar o azeite com um belo bacalhau! Ficou aprovado!

 
 

Comentários

  • airdiogo
    No lagar que os meus pais usam se tiveres uma quantidade grande então levas o teu próprio azeite. Eles só juntam quando as pessoas têm pequenas quantidades e não chegam para uma prensagem.
  • Arzebiuzado
    Isso acho que já chegava para os meus sogros, embora ache que o deles deve dar praticamente para uma prensa cheia.
  • Tiago Sousa
    Aí és tão arzebiu! Fez-te falta teres isto quando eras pequenininho para agora seres um homenzinho. Já agora fica uma pergunta para ti, sabes para que é utilizada a bolacha depois de prensada?
  • Arzebiuzado
    Não sei... eles lá tiravam os restos, e ia novamente a ser enchida e prensada novamente.
  • Tiago Sousa
    Antigamente era misturado com outro tipo de ração para dar ao gado ou inclusivamente era utilizada na adubação de terrenos. Actualmente já ouvi dizer, apesar de não conhecer nenhum caso, em que é utilizado na indústria cosmética em cremes e loções.