RSS
 

Retiro Espiritual

20 Dez 2011

Há uma tradição entre o meu grupo de amigos mais chegados, denominada de retiro espiritual. O conceito é simples: ficarmos 2 a 4 dias numa LAN na diversão. Mas este retiro foi especial, já que com vista a treinarmos para fazer o Caminho de Santiago no próximo ano, decidimos ir e vir de bicicleta até perto de Alenquer. Também tínhamos ideia de depois dar lá umas voltas para conhecer os cantos à terra. Quando não estivéssemos a andar de bicicleta, estaríamos a jogar o Dungeon Hunter: Alliance.

Tivemos muito azar com o tempo. No dia da partida estava um nevoeiro tão cerrado como nunca tinha visto. Ao início pensei que iria levantar mais tarde ou mais cedo, mas o certo é que não levantou. A acompanhar o nevoeiro estava um frio bem gelado que não nos largou a viagem toda. Como já tínhamos feito esta viagem por estrada, desta vez decidimos fazer sempre por trilhos, e para isso o meu cunhado elaborou um trajeto todo xpto.

O primeiro problema aconteceu lá por volta do km 15, quando ele reparou que o telemóvel só já tinha 20% de bateria, o que não era suficiente para fazer ainda os quase 50 km que faltavam. Na iminência de podermos ficar perdidos no mato, e também com base no imenso frio que sentíamos, decidimos fazer pela estrada, como já tínhamos feito da outra vez.

O segundo percalço foi uma pseudo-queda que ia acontecendo mesmo à minha frente. O nosso Jorginho ao tentar meter uma velocidade acima foge-lhe o pedal e leva com o pedal  em cheio no gémeo. Não foi tão sangrento como me aconteceu da outra vez, mas ainda deixou mazelas.

O frio nunca perdoou e sempre que parávamos para alguma coisa, era super custoso voltar a pegar no ritmo. Ainda assim fizemos um ritmo soberbo. Desta vez ninguém ficou pelo caminho e andávamos sempre a revezar na frente. A certa altura o Tiago começou a ficar mais debilitado por causa do frio e o Jorge por causa da perna e da bicicleta, e ainda tivemos para baixar o ritmo, mas mal se notou.

Chegámos com sabor a dever cumprido mas o frio fez vítimas: o Tiago até estava com as mãos todas inchadas. Tomámos uma banhoca quente e após almoçar lá fomos salvar o mundo. O dia seguinte teve muito bom, mas não pegámos nas bicicletas. Por um lado ainda estávamos fustigados pelo frio, e por outro surgiu um imprevisto ao Jorge e ele teria de ir embora mais cedo, pelo que tínhamos um prazo mais curto para salvar o mundo. Sábado teve muito mau tempo e domingo estivemos quase para vir de bicicleta mas o tempo ameaçou e acabámos por não vir.

Não foi um retiro onde fizemos tudo o planeado mas acabou por ser divertido como sempre. Ficámos de voltar a fazer isto mas dessa vez a ver se arranjamos um GPS para nos acompanhar. Até lá fica o total de 4h20m para fazer quase 67 km.

PS: Ver também os relatos do Nuno e do Tiago.