RSS
 

Duatlo do Jamor 2012

30 Jan 2012

Já andava há muito tempo de olho nesta prova mas a verdade é que nunca tinha insistido em participar, talvez por achar que seria muito puxada. Este ano não escapou e fui fazer o meu primeiro duatlo num dia muito agradável. Como já tinha sentido da outra vez no triatlo de Abrantes, acho estas provas melhor organizadas que as de corridas a que costumo ir, apesar de serem de logística bem mais complexa. E começou a horas, aliás nem demos por ela, ainda estávamos na conversa quando ouvimos a partida.

Comecei muito suave, pois pensava que os primeiros 5km de corrida iam ser agrestes e tenho estado bem bronquítico. Passados dois minutos olho para trás e estava quase em último. Como estava bem, aumentei o ritmo e a partir daí foi só começar a passar pessoal. Achei a primeira parte mais fácil do que estava à espera, podia ter puxado mais. Cheguei à zona de transição e mais uma vez demorei imenso tempo a fazer as trocas. Assim que cheguei estava o Nuno a sair, e eu apressei-me para ver se o apanhava. Cheguei à primeira transição na posição 410 e em 27m4s.

Assim que montei na bicicleta prendeu-se o atacador no pedaleiro e tive de fazer uma paragem brusca e repentina. Resolvi o assunto e comecei a pedalar a bom ritmo. Um pouco mais à frente, ainda estava eu a aquecer na bicicleta, tive uma queda brutal. Ia a uma velocidade considerável tive uma curva à direita com chão de gravilha, e espetei-me todo. Levantei-me e vi que tinha a palma da mão toda cheia de sangue. Eu costumo sentir-me mal com estas coisas. Mas insisti e lá foi com dores e com medo de segurar o volante. Nesta altura perguntava-me porquê não ter posto as luvas.

A bicicleta também ficou algo estranha e muitas vezes as mudanças não encaixavam. Segui a um ritmo médio com receio de cair novamente. Aqui comecei a ser ultrapassado por alguns atletas, mas a verdade é que também ultrapassei vários. Gostei imenso do percurso de bicicleta e até acho que era ideal para mim. Depois da queda tentei-me abstrair mas sinto que me condicionou. Cheguei à segunda transição na posição 504 e em 1h22s. Quando cheguei, mais uma vez apanhei o Nuno a sair e demorei imenso a trocar os ténis.

Por esta altura sentia-me cheio de energia e queria puxar na última volta a correr. Mas não sei o que se passou, fui forçado a fazer a última volta devagarinho devido a uma dor de burro brutal que me assolou. Não sei de onde veio. Acabei por cortar a meta na 510ª posição fazendo 16m18s no último segmento.

O total foi 1h43m44s. Nem foi um mau tempo, já que o meu objetivo era fazer 2h. Mas achei que poderia ter feito bem melhor. Após acabar a minha mulher levou-me aos bombeiros lá na zona para me fazerem um curativo. Cheguei lá e já tinham um caixote de lixo cheio de coisas com sangue. Não fui o único a ir ao tapete.  Trataram de mim, mas só em casa, já no banho é que vi que fiquei mesmo maltratado.  Comecei a ficar com a mão inchada e os cerca de 40% de carne viva na palma da não começaram a dar sinal de vida quando arrefeci. O meu antebraço ficou cheio de negras e as pernas também ficaram mal tratadas. E ainda assim fiquei com vontade de participar no próximo!

 

Comentários

  • Francisco Cunha
    tens de investir na natação e comprar uma bike. Se nadares bem, colas-te a um bom grupo e tens a prova feita. Francisco Cunha - C.T. Perosinho - V.N.Gaia