RSS
 

Registo de tracks/exercícios/voltas

29 Mai 2012

Desde que há uns tempos em que recebi um smartphone que tenho usado imenso aplicações de tracking para as minhas voltas. Tenho experimentado 3 aplicações e vou aqui deixar um resumo sobre elas.

SportsTracker

O Sports Tracker é a aplicação mais usada pelo pessoal que conheço. É também a mais bonita das que experimentei, embora a sua interface toda em flash me faça muitas comichões. Apesar de bonitinha acho que é a mais limitada das que experimentei. Todas elas marcam bem os caminhos e dão boas estatísticas sobre uma volta, mas o que falta ao Sports Tracker são estatísticas multi-voltas, como as que vou apresentar nas aplicações seguintes. Como bónus, reparei que o Sports Tracker é a app que consome menos bateria.

Endomondo

O endomondo é a minha segunda aplicação favorita. Apesar de já não a usar no telemóvel ainda importo  para lá as voltas que dou, devido às tantas estatísticas interessantes que aquilo tem. O endomondo agrupa por desporto estatísticas como: quais os segmentos onde fui mais rápido e onde tenho record por distância. Sabe-me dizer qual o segmento específico onde tenho o meu record de corrida de 10 km, ou quais foram os meus 20 kms BTT mais rápidos. Além disso também me dá estatísticas globais muito engraçadas, como o número de voltas ao mundo que podiam ser feitas com os meus KMs registados (actualmente 0.031 :). Em termos de app, é sem dúvida a que me levava mais bateria.

Strava

O Strava é, sem dúvida, o meu grande favorito. Como defeito tem o facto de não ser tão interessante para outros desportos que não sejam bicicleta e corrida, como natação por exemplo. Não tem tantas estatísticas como o endomondo mas o factor social e o jogo que eles criaram com os segmentos é um must. O que eles permitem é que sejam criados segmentos em cada volta. Ao criar um segmento ele detecta logo as pessoas que já passaram por lá e faz um tabela classificativa, dando ao vencedor um achievement de KOM (king of the montain). Isso faz com que a competição saudável, principalmente entre amigos seja fomentada.

Quando fizemos a mega volta a Olhalvo, tanto eu como o Tiago e o Nuno registámos os nossos GPX. Detectou logo que fizemos essa volta juntos e fez logo as tabelas de certas subidas. Tenho usado bastante o Strava e criado vários segmentos por onde passo. É pena que não haja mais gente a usar isto, mas mesmo assim já se vê muito uso.

Há uns tempos que já vou de bicicleta para o trabalho e tenho marcado vários segmentos. Criei um segmento no caminho marítimo de Alcântara a Algés e o Strava detectou log 30 pessoas que já lá tinham passado e criou o top do segmento. Nessa altura estava eu com o 10º tempo. Um dia foi focado em ficar em primeiro e consegui o record! Ainda lá devo estar em primeiro com 12m30s. Espero!

Está aqui o meu perfil para quem me quiser seguir.