RSS
 

Dia 1 - Caminho de Santiago

18 Jun 2012

Cheguei ao dia da partida, um sábado, mais ansioso do que estava à espera. No dia anterior até estive preocupado com o despertador mas a verdade é que no próprio dia acordei logo pelas 5h da manhã, o que me permitiu também arrumar tudo com calma e seguir com a minha Clau ao ponto de encontro, no Terreiro do Paço. Ainda tivemos de esperar um pouco mas depois lá apareceu o Tiago.

Para começar do sítio certo, seguimos dali para a Sé de Lisboa para uma foto. O caminho inicial foi pelo meio de Lisboa e passámos por várias ruelas características, sempre num sobe e desce constante. Não faziamos ideia de que iriamos demorar algum tempo até apanhar o nosso trajecto conhecido, já pela expo. A partir da expo já conhecíamos grande parte do trajecto, que já o tínhamos feito há umas semanas. Fomos nas calmas e sem pressas, a aproveitar sempre para parar para fotos e vídeos.

As partes mais chatas eram mesmo quando tínhamos de passar escadas. As nossas bicicletas estavam bem pesadas, especialmente a do Tiago que tinha um peso inacreditável. Sempre que possível tentámos usar o elevador.

Estávamos com um andamento muito bom, o que já seria de esperar, já que o caminho é quase sempre a direito. A dada altura fomos a um super mercado comprar comida e parámos num parque de merendas para comer. A esta altura já estava o pneu do Tiago praticamente em baixo e ele teve de o encher. O peso devia ser tanto que não aguentava.

Fazer mais de 90 kms com estas bicicletas, mesmo em plano, prometia ficar complicado para o final. No final tivemos uns 10kms de estradão que nos estava a fustigar, e no final da etapa tivemos de subir imenso até Santarém, naquela que foi a grande contagem de montanha da etapa. No final do dia estava o pneu do Tiago em baixo e os alforges dele todos rotos do peso e do batuque. O Tiago ainda teve de andar a cozer para ver se eles se aguentavam. Nesta altura os alfores eram a nossa maior preocupação.

Chegámos à Sé para tentar carimbar e depois seguimos para uma pousada a 10 euros que nos tínham arranjado. Depois de um banho tomado fomos para o centro comercial ver o Portugal - Turquia acompanhados de um rodízio de pizza. Foi um bom dia para começar.

Ver também o relato do Tiago.

 

Comentários

  • Júnior
    Awesome!! Tá aí uma coisa que gostaria de fazer um dia. Que grande início de aventura. ;]