RSS
 

3ª Maratona no Trilho do Lobo

18 Set 2012

Passado domingo aconteceu ir participar na III Maratona no Trilho do Lobo. Tive de ir passar o fim-de-semana a Vila de Rei e aproveitei a oportunidade. A única maratona BTT que tinha feito até hoje foi a Maratona de Sintra e com 35 kms. Mas desde então já fiz imenso, como ir para Santiago de Compostela. Também tenho andado muito com a fininha, e por isso pensava que estava bem preparado.

Cheguei cedo à prova e bem antes da partida já estava a postos. A partida começou de forma suave a um ritmo rolante elevado e eu ia muito bem. Havia muito pó levantado mas não era nada de mais. Pouco depois de partir tive um problema mecânico. Tinha trocado a câmara de ar da roda de trás e não tinha trancado bem a roda após a montar. A certa altura salta-me a roda de trás... ainda demorei uns minutos a montar e a deixar tudo bem. Isto fez com que perdesse o comboio inicial, mas nem me importei, pois começaram a vir as partes técnicas.

Esta maratona foi super técnica. As subidas eram com calhaus que causavam imenso atrito. As descidas ou eram com calhaus ou com area fina. Perdi a conta às descidas a pique de areia por onde passei a pé. Quando me inscrevi, diziam que em termos técnicos era 3/5. Eu já me estava a achar muito enferrujado, mas o corredor que ficou em 5º deixou o seguinte no seu blog:

(...) pois provas de XCO deixei de as fazer e aquele e outros trilhos eram mais para esse tipo de provas do que para maratonas, mas esta é apenas a minha opinião, pois dos inscritos em prova, provavelmente apenas 5% dos participantes conseguiu fazer

(...) chamo a atenção para os singles demasiado técnicos, muitas provas de XCO não têm nem metade da dificuldade

Afinal era mesmo complexo e não sou eu que sou assim tão nabo. Apesar destas dificuldades adorei a maratona. Muito bonita e dura como eu gosto. Foi técnica de mais para mim, certo, mas ainda assim foi um grande desafio e soube-me muito bem ultrapassar mais esta prova. Fiz quase a prova toda sozinho, de vez em quando era ultrapassado ou ultrapassava alguém com problemas técnicos. Mas de vez em quando conseguia apanhar boleia de alguém. Para o final já começava a estar estoirado e até tive caimbras, que é algo que não tinha há muito tempo. Pode parecer estranho mas estes 55 kms de BTT deixaram-me em pior estado que uma volta com a fininha de 120 kms com 3000 de acumulado. Sem dúvida que são animais bem diferentes.

Não sei se para o ano irei voltar a fazer esta prova, depende muito do calendário. Por um lado gostava de lá ir para testar a minha evolução, por outro lado sem dúvida que vou preferir outros eventos menos técnicos. Mas foi um bom treino para o que aí vem. A primeira quinzena de Outubro vai ser muito interessante e vou precisar de estar em forma nessa altura! ;-)

 
Etiqueta(s):bttprovasprovas-concluidasgiro-de-bicicletarecordar-2012