RSS
 

BRM Pavia 200

15 Out 2012

No sábado fomos 3 participar naquele que foi o meu primeiro evento em bicicleta de estrada. Isto logo no fim de semana seguinte ao Survival 7. Nós já temos um histórico de viagens longas de bicicleta e os Randonneurs Portugal organizam eventos de bicicleta não competitivos de longa distância, o que vem mesmo a calhar aos nossos gostos. Fomos então experimentar o mais pequeno, o BRM Pavia 200.

O Tiago apanhou-me bem cedo e levou-nos de carro. Pensava que íamos chegar lá demasiado cedo mas a verdade é que já lá estavam vários atletas à espera. De seguida veio a verificação obrigatória segundo as regras dos Randonneurs Portugal: verificaram se tínhamos luzes fixas à frente e atrás, se tínhamos o colete reflector e depois deram-nos alguma papelada com regras e com o trajecto em papel. Pouco depois chegou o Guilherme, que já tinha apanhado 2 transportes e feito 20 kms para lá chegar. Devo dizer que achei tudo muito bem organizado, e os voluntários da organização explicaram-nos tudo o que precisávamos.

O passeio começou num ritmo forte, quase sempre acima dos 30 km/h. O problema é que o Tiaguinho vejo com a bicicleta de BTT adaptada a estrada. O problema não era tanto esse já que sei que ele conseguiria fazer os 200 km sem grandes problemas. O problema foi que ao inicio ele teve fazer muito mais esforço para acompanhar o comboio e nem deu por ele. Eu vinha detrás a reparar e a certa altura descolámos um bocado de um grupo e tive de pedir para parar se não eles tinham andado em perseguição mais uma dezena de kms.

Chegámos a Pavia, o primeiro posto e estava preocupado com o Tiago, que se queixava imenso. Já parecia o Nuno! Mas a verdade é que mesmo em velocidade mais lenta e esforço tremendo conseguímos completar a provam em menos de 10 h. Fizemos alguns erros no que toca a ritmo e alimentação, mas faz parte do processo de aprendizagem. Por certo o próximo correrá melhor. Agora é esperar a medalha e começar a coleccionar!

Entretanto, fui oficialmente proibido pela minha grávida de fazer mais aventuras destas nos próximos meses, pelo que me vou ter de contentar com umas corridas e treino.

Ver também o relato do Tiago.