RSS
 

1 semana de bebé

04 Jan 2013

Hoje a Madalena faz uma semana. Depois de um parto que até correu bem já cá a temos em nossa casa por nossa conta. As coisas até têm corrido bem, mas naturalmente temos sempre muitas dúvidas. Hoje tivemos a primeira consulta do pediatra. Uma das coisas que nos preocupava era a Madalena ter uma espécie de período. Disseram-nos que era normal, que é por causa das hormonas que recebe da mãe. O que nos incomodavar era ser tantas vezes. Praticamente em todas as fraldas havia sangue. Aparentemente é mesmo tudo normal e portanto é ver se a coisa passa numa semana. Até é normal se ela própria deitar algum leite das maminhas.

A nossa rotina começa a ficar mais estável, o que não quer dizer que seja fácil. Ela normalmente come a cada 3h. Só de noite é que lhe damos de comer a cada 4h para tentarmos descansar. Felizmente ela anda a comer muito bem e passa as noites lindamente. Dá sempre dó termos de a acordar no turno das 4h da manhã. Aliás, esse turno é o mais complicado e tentamos fazer à vez. Acordar a meio da noite, mudar fralda, dar o leite com calma, esperar arrotar, mudar a fralda novamente, pôr a menina a dormir… isto é à volta de 1h. É muito cansativo.

De dia é mais fácil. A Clau consegue extrair leite e de vez em quando tem descanso e dou eu de comer à Madalena. Temos um daqueles biberons xpto que têm uma tetina que emula o seio da mãe. Ou seja, o leite não cai livremente, o bebé tem de puxar tal como faz com a mama da mãe, fazendo com que não perca a prática.

Ao contrário do que acontecia na maternidade, a Madalena adora tomar banho em casa. Acho que é por termos a água um pouco mais quentinha. Usamos um daqueles termómetros para bebés que aponta a temperatura ideal. Parece que por ela podia ficar lá o resto da noite. Depois de comer e tomar a banhoca, ela dorme sempre lindamente.

Não sabemos é com que frequência dar banho. A pediatra disse todos os dias, mas na maternidade disseram que não era preciso, bastava dia sim dia não. Este é só um exemplo de certas coisas que são algo contraritórias que recebemos de várias partes informadas. É estranho haver estas opiniões diferentes entre os profissionais. A nós cabe-nos então decidir o que fazer de acordo com o que nos parecer melhor.

E já falei das fraldas? No início estranhava porque ela praticamente não gastava fraldas. Agora é impressionante as vezes em que a mudamos e passamos 2 minutos faz cocó novamente. Parece que está mesmo à espera. Também já aconteceu várias vezes ela começar a fazer xixi em repuxo enquanto lhe mudamos a fralda, o que dá sempre uns momentos cómicos e muita roupa suja.

Ontem fomos tratar das burocracias. Fomos à conservatória da Amadora que estava com um cheiro nauseabundo para a registar. Fiz logo valer a nossa prioridade e fomos despachados num instante. Depois fomos à segurança social tratar das licenças, mas estava imensa gente e descobri que dava para fazer o requerimento via internet, coisa que fiz logo em casa. Além disso ainda fomos extender o seguro de saúde da Clau para a Madalena.

E pronto, cá está a primeira semana. Passou muito bem e se tudo continuar assim somos uns sortudos!

 

Crianças

 
Etiqueta(s):madalenarecordar-2013