RSS
 

Os bebés devem dormir de barriga para cima

20 Jan 2013

Uma das coisas que surge normalmente em discussão é como se deve deitar os bebés, se é de barriga para cima ou de lado ou até mesmo de barriga para baixo. Por exemplo, no tempo da minha mãe aconselhava-se a deitar os bebés de barriga para baixo e a carinha para o lado.

No tempo de minha irmã já se aconselhava a deitar de lado e hoje em dia todas as organizaçes de crianças aconselham a deitar com barriga para cima. O que é chato nisto é que toda a gente defende a forma como fez. No meu tempo era assim e nunca houve problemas. É chato, principalmente quando as pessoas não percebem que há coisas que evoluem. Se a UNICEF aconselha a dormir de barriga para cima, por alguma razão é, e não compreendo como é que há pessoas que defendem uma solução extra sem sequer ir investigar as razões da UNICEF.

Anyway, nós deitamos a Madalena de barriga para cima, como aconselhado. Mas já passámos por enfermeiras ou médicos que aconselham outras coisas. É esquisito ver partes com conhecimento aconselhar coisas tão distintas. Cabe-nos a nós então decidir e tentar fazer da melhor maneira.

Para baixo não deitamos porque a bebé pode ficar com o nariz enfiada nos lençóis e perder acesso ao oxigénio. Pelo que li, o grande problema de dormir de lado é que os bebés podem com alguma facilidade virar-se de barriga para baixo. Quem põe o bebé a dormir de lado tem de ter cuidado e ir mudando o lado frequentemente. Uma pessoa de família estava a ter um problema porque a cabecinha da babé estava a ficar achadata do lado em que dormia sempre. Como os bebés ainda têm os ossos moles tem de se ter cuidado com isso.

O que normalmente se diz é que se o bebé bolsa e está de barriga para cima pode ficar engasgado. Mas estudos demonstram que o bebé já tem o instinto de virar a cabeça, além do barulho com que pode avisar os pais. Eles também dizem que dormir de barriga evita em 70% os casos de morte súbdita. Ou seja, pode ser a melhor forma mas não é ideal.

Nós comprámos já antes da Madalena nascer um pequeno dispositivo que se coloca na fralda, junto à barriguinha, que monitoriza o bebé. Confesso que antes não tinha ligado e isso e só comprei porque a Clau me chateou a cabeça. Mas hoje confesso que me sinto muito mais seguro. Aquela coisinha está ali a detectar a respiração da bebé e se houver algum problema primeiro vibra para a bebé se mexer, e depois começa a apitar. Já me aconteceu ao início deitar a Madalena no turno das 4h, ir para a cama, e ficar preocupado por não a ouvir respirar. Ter este dispositivo ajuda-me a ficar mais descansado, mas claro que não assumo que é infalível.

 

Crianças