RSS
 

Duatlo das Lezírias 2013

10 Fev 2013

Lá consegui encaixar na minha agenda o Duatlo das Lezírias, que já tinha feito no ano passado. Agora que já consegui negociar um calendário de provas com a Clau, esperam-me uns meses intensos a ver se recupero a forma. O ano pasado participei e gostei muito desta prova. Este ano ia com intenções de melhorar o meu tempo de 2h8m.

Comecei o primeiro segmento cauteloso. Tenho andado a fazer treinos de rapidez a ver se melhoro as minhas marcas. Foi com satisfação que vi que km após km fazia sempre menos de 5 min ao km. Acabei o primeiro segmento com 28m e consegui fazer um novo record pessoal aos 5 kms de 23m49s. Entrei para a primeira transição todo contente e motivado, agora que ia para o meu melhor segmento.

Ainda demorei algum tempo a trocar de ténis e comecei devagar na bicicleta. Quando comecei a tentar puxar mais comecei a sentir o vento de frente que incomodava e bem. Apesar de tudo não me estava a sentir em grande forma e fui mesmo ultrapassado por uns 4 ou 5 mini pelotões, para os quais não tive pernas para os acompanhar. Fiz grande parte do segmento de bicicleta a solo o que baixou bem a minha velocidade. A certa altura decidi começar a fazer o jogo de seguir na roda e aí comecei a ganhar de volta alguns lugares. Ainda por cima a parte em que estávamos a favor do vento era um relvado que se traduzia em menor velocidade. Cheguei à segunda transição com 1h23m. Por esta altura já estava em risco bater o meu record do ano passado. Nota que no ano passado fiz 1h22m com uma bicicleta do pingo doce. Este ano foi bem pior, e penso que se deve quer ao vento, quer à minha falta de kms nas pernas desde que a Madalena nasceu. Sinto-me melhor em termos respiratórios e de potência, mas a força e a resistência ainda não cá páram.

Quando comecei o terceiro segmento já estava convencido que não iria bater o meu tempo do ano passado. Ia bem mais devagar, já desgastado e com uma caimbra à espreita e nas minhas contas para fazer 3 kms iria saltar bem fora do tempo do ano passado. Acontece que o terceiro segmento não foram 3 km, foi mais perto de 2 kms, o que fez com que eu tenha cortado a meta com 2h7m.

Mesmo com transições mais lentas e o segmento de bicicleta mais lento, consegui bater o meu tempo, o que me deixa feliz já que a corrida sempre foi o meu pior. Estou mal na bicicleta mas isso é algo que se resolve com kms nas pernas.

Mais uma vez fiz esta prova sem nenhum dos meus amigos, o que é chato já que perco referências. Por vezes não conseguimos comparar edições diferentes de provas. Ou porque chove, ou porque há lama, ou frio ou calor. Mas se competimos com um amigo temos sempre uma referência. A ver se para o ano os convenço a participar nisto, porque sem dúvida que é uma prova muito interessante!

 
Etiqueta(s):provasprovas-concluidasduatlorecordar-2013