RSS
 

OH MEU DEUS - Vila de Rei 2013

10 Mar 2013
Participei ontem na minha primeira corrida trail run. Para começar em grande estilo foi logo com 20km e quase 1k de acumulado numa corrida chamada Oh Meu Deus. Descobri esta corrida porque é muito perto da casa dos meus sogros, em Vila de Rei. Também convenci os meus amigos Tiago e o Bruno e o Edgar a alinhar comigo.

O meu objectivo era acabar pelo menos sem nunca parar ou ir a andar. Infelizmente eu não fazia ideia do que é uma corrida destas de montanha. A corrida começou num bom ritmo pela aldeia e pouco depois lá entrámos no mato. Muito giro estar a correr por entre as árvores, com várias caídas no nosso caminho, que tínhamos de saltar ou passar por baixo. A certa altura uma mega poça e o pessoal todo com medo de molhar os pés. Isso mudou rapidamente já que com vários metros largos de água cheia de lama, o melhor era mesmo pôr os pés na massa. Pouco depois chega a primeira grande subida, até ao centro geodésico. Já sabia que ia ser complicada porque já tinha lá ido de bicicleta pela estrada. Mas pelo trilho era tão íngreme, tão longo, tão duro, que acho que me seria impossível fazer aquilo a correr. A mim e à maior parte das pessoas. Finalmente percebi porque é que o pessoal nestas provas leva aqueles sticks. Teriam-me dado uma grande ajuda. Depois lá em cima foi sempre a descer e após isso fomos por um estradão. Esta parte foi mais suava e deu para aumentar o ritmo. Nesta altura ia com o Edgar, ele ia a puxar-me mas logo lhe disse para ir à vontade já que eu estava bem mas era ao meu ritmo. Depois do estradão veio o segundo pico. Uma subida também impossível de fazer a correr, com muita lama e pouca aderência. No final da subida tivemos de fazer um pouco de escalada e lá em cima fiquei maravilhado com a vista. Tive de parar para tirar várias fotos. Nesta altura senti que este estava a ser um dos eventos desportivos mais marcantes da minha carreira. Depois da dificuldade de chegar lá a cima veio a dificuldade a descer, muito por pedras soltas. Tivemos inclusivé direito a rappel numa certa zona. A prova continuou com paisagens muito bonitas e troços muito interessantes. Lembro-me de ter chegado ao primeiro posto de controlo e de ter comido laranjas como se nunca tivesse comido laranjas na vida. A certa altura já estava com um ritmo muito baixo e limitava-me a andar nas subidas e a correr devagarinho no resto. Cheguei à meta com 3h3m. Na meta esperava-me uma recordação de finisher muito bonita e os meus amigos. A prova tinha corrido bem a todos extepto ao Tiago, que teve uma entorse logo nos primeiros kms (ver relato dele). Foi sem dúvida uma prova marcante, muito bonita e muito dura. Não fiz grande tempo mas até me senti bem. Seja como for, a desculpa da Madalena já começa a ficar gasta, tenho de ver se começo a melhorar. A organização está de parabéns e sem dúvida que é uma prova para começar a ser fixa no calendário. Espero para o ano conseguir experimentar os 40km.

Hoje estou dorido como nunca estive, mal consigo andar. Tenho de ver se recupero rápido para ir à meia maratona da ponte.