RSS
 

Triatlo Olímpico do Estoril

29 Abr 2013

Foto

Depois de há dois anos ter experimentado o triatlo super sprint eis que este ano estabeleci como objectivo fazer finalmente um olímpico. Para ajudar foi realizado ontem aqui mesmo ao pé o Triatlo do Estoril que até estava aberto a não federados na distância olímpica. Preparei com algum cuidado esta prova mas sem o carinho que precisava, devido às limitações de tempo que agora tenho com a Madalena. Ainda assim consegui concluir aquele que foi o meu primeiro triatlo olímpico com o tempo de 3h18m!

Natação

O primeiro segmento foi o que mais temia. Não sou muito bom a nadar e não gosto especialmente de nadar em água salgada. No início da manhã todos se queixavam imenso da baixa temperatura da água, o que me deu ainda mais medo. Felizmente tinha aproveitado uma promoção e comprado um fato isotérmico. A natação em águas abertas é algo que me estimula imenso todos os sentidos. Quando me atirei para a água só via pernas e espuma. A água estava super fria e não consigo nadar sem beber imensa água. Senti-me muito desconfortável ao início mas depois comecei a apanhar o meu ritmo. Mesmo assim não estava bem. Na piscina faço sempre respiração bilateral, mas ali não sei se era da ansiedade ou do nervosismo, tinha de fazer respitação a cada braçada. Consegui concluir a natação em 40m, o que foi bem acima do que estava à espera. Mas o pior já estava.

T1

Cheguei à primeira transição e sentia-me genuinamente tonto. Mais tarde disseram-me que é normal depois de tanto tempo na horizontal. Sentei-me e tirei o fato e pus o capecete e as luvas. Tirei logo um gel e comecei a comer, já que pensava que as tonturas eram por fraqueza. Ainda demorei mais de 3m a sair do parque.

Bicicleta

Comecei devagarinho enquando consumia o gel e num instante já me sentia bem. Comecei a apanhar imensa gente que já me tinham voltas de avanço. E lá fui no meu ritmo. A primeira volta foi a minha mais rápida e conseguir ir quase a 29 km/h. A partir daí fui sempre descendo de velocidade. Não estava suficientemente bem para apanhar os TGVs que iam passando e sempre que apanhava alguém a um ritmo que eu conseguisse acompanhar conseguia ir mais rápido sozinho. Na última volta reparei que era quase o último, apesar de não ter sido o último a sair da água. Comecei a reparar que já estava a competir com o pessoal das estafetas e aqui apercebi-me que provavelmente já ia em último. Fiz o segmento de bicicleta em 1h36m.

T2

Esta transição foi mais pacífica, também já a fiz várias vezes. Ainda assim demorei 1m44s. Peguei em mais um gel e toca a ir para a corrida.

Corrida

Tinha muito medo de fazer 10km depois do esforço dos segmentos anteriores. Comecei a um bom ritmo, não sabia a quantas ia mas queria fazer pelo menos em 1h. Consegui ir sempre melhor do que pensava. Às vezes tinha de abrandar porque tinha algumas ameaças de caimbras, mas nada de especial. No final ainda apanhei o Tiago (apesar de ele ter uma volta de avanço sobre mim). As coisas não lhe correram tão bem como eu esperava. Na última volta já não via mais ninguém sem ser uma rapariga e cortei a meta com 57m59s.

Rescaldo

Medalha

Cá está o primeiro triato olímpico concluído. foi duro e complicado mas para primeiro não estava à espera de outra coisa. Acabei em último mas acabei. Agora é ir melhorando com o tempo.

 
Etiqueta(s):triatlorecordar-2013