RSS
 

Liderança e soft skills

16 Dez 2013

Este ano tive várias formações em soft skills. Sempre fui muito crítico a estas áreas pois todas as formações que tive não serviram para me melhorar como pessoa e como profissional. Contudo este ano fui apresentado à MS Leadership e, logo deste o primeiro curso, pedi oo chefe para me inscrever em todos os deles.

Fiz dois cursos este ano. Um deles foi sobre falar em público. Não é algo que eu goste ou ambicione fazer, mesmo assim senti que tirei de lá muita coisa. A outra, que foi a que significou mais para mim, foi a de liderança. Foram 4 dias intensos durante este ano onde aprendi imenso.

Eu sempre fui muito colaborativo e sempre rejeitei o título de líder. Quando trabalhava com o Nuno e o Tiago, nenhum era líder. Trabalhavamos em conjunto. Agora, lidero uma equipa de 2 pessoas e tinha exactamente a mesma ideia. Após o curso mudei a minha forma de ver as coisas. Na verdade eu sou um líder. E nestes casos tive a sorte de estar rodeado por líders.

Nos últimos tempos tenho tido imenso reconhecimento por parte da minha equipa. É especialmente bom porque muitas das coisas que aprendi sobre como ser um bom líder, fazem parte da minha personalidade do dia a dia. Há contudos várias outras coisas em que tenho de trabalhar. Por exemplo, estar a conseguir ser um bom líder na minha equipa trouxe alguns problemas com outras equipas. Começa a entrar a política e eu não estou habituado a estas coisas.

Sempre me foquei em ser o melhor no que faço. Agora tenho a consciência de que para ser o melhor, tenho de estar rodeado pelos melhores. Tenho uma vontade enorme de continuar a fazer crescer a minha equipa, de recrutar mais pessoas e fazer coaching para que se tornem o melhor possível. Sinto que o consigo fazer e sinto-me cada vez mais motivado para isso. Hei-de ter muitos desafios pela frente, mas estou cá para aprender!

 

Trabalho

 
Etiqueta(s):recordar-2013