RSS
 

Pontuação de filmes e o IMDb

25 Mar 2010

O IMDb, agora também com versão em português, é uma base de dados de filmes, séries de TV, actores e produtores que uso muito. Às vezes por curiosidades, mas a maior parte das vezes é para ver a pontuação dos filmes. Eu não gosto de começar a ver um filme e depois ter de o parar por estar a ser muito mau, quem gosta? Eu uso a pontuação do IMDb para ter uma ideia se vale a pena ver o filme ou não.

O problema é que a pontuação do IMDb não é trivial de interpretar. Além de que eles dão pontuação global, quando na minha opinião a pontuação devia ser por género. Dá para comparar uma comédia romântica com um filme de terror? Eu vi no outro dia o Solomon Kane e dentro do género de filmes brainless de acção é um filme razoável, mas no âmbito geral é um filme fraco.

Do meu ponto de vista a escala de pontuação do IMDb deve ser considerada da seguinte forma:

  • > 0 & < 5: Por norma nem vale a pena tocar nestes filmes, são uma perca de tempo
  • > 5 & < 6: Filme banal, para ver se não houver mais nada em cima da mesa
  • > 6 & < 8: Normalmente, filmes que se vêm bem e que vale a pena ver, variando depois consoante os gostos
  • > 8: Esta é a parte mais complicada... filmes com pontuação muito alta são sempre uma incógnita para mim. Ora são filmes muito bons que eu adoro, ou filmes que fogem à regra e são diferentes, e que por gosto pessoal não aprecio... e há vários assim.

Eu por aqui irei falar de filmes e séries, e irei usar uma escala de 1 a 10, mas por género.

 
 

Comentários

  • Tiago Sousa
    Por acaso também uso bastante a pontuação do IMDB como tu sabes mas faço uma análise ligeiramente diferente: Até 5 só se não tiveres mesmo nada para ver; Entre 5-8 acho que aqui está a incógnita, já vi filmes muito bons (especialmente terror que nunca obtêm grandes notas), como já vi filme que não dava mais de 1; Mais de 8 são sempre filmes bons, agora tens de esperar filmes com enredos mais elaborados o que às vezes dá a noção de monótono pois a acção demora a desenrolar.
  • Arzebiuzado
    Sim, concordo que os de 8 são sempre mais elaborados e pelo menos diferentes. Mas lá está, para mim se estás a ver um filme de +8 e sentes monotonia, então já não é filme para +8. :P Exemplo: http://www.imdb.com/title/tt0758758/