RSS
 

Os nossos escapes no trabalho

15 Abr 2010

Em todos os trabalhos há escapes que os trabalhadores têm para desanuviar. Seja as pauzas para o lanche, para o café, ir fumar um cigarrinho ou até a conversa do futebol do dia anterior. São coisas que nos tiram a mente do trabalho. Há certas profissões que não permitem tanta liberdade nos escapes, como por exemplo em profissões em que se tem de atender público. Nesses casos é complicado tirar os nossos escapes quando nos apetece e estamos mais restringidos.

Há outras profissões que requerem um grau de atenção ou criatividade elevado, como a minha. Não há ninguém na minha área que consiga estar 100% concentrado durante 8h de um dia de trabalho. Claro que também depende das nossas tarefas, não é a mesma coisa estar a resolver problemas complexos que estar em reuniões chatas, são níveis diferentes de atenção e cansaço.

Tudo isto porque fui chamado à atenção no outro dia por estar num dos meus escapes. Ora, eu não bebo café, não tenho pauzas para cigarrinho, e não vejo os jornais online. Mas faço outras coisas, claro. Coisas essas que o meu patrão não gosta. E eu compreendo que ele não goste, afinal estou numa empresa a fazer algo, e se vêm cá visitas vêm-me a fazer outra coisa que não tem nada a ver com o ramo da empresa, dá mau aspecto e é ele que fica mal. Mas fica mesmo?

Eu normalmente trabalho bem, acabo as tarefas a horas e parece-me que a opinião que o patrão tem de mim é bastante boa. Ora, se eu entrego a tempo e horas, o que é que interessa o que é que eu faço nos entre-tantos? Porque é que eu acabo as tarefas às 17h e tenho de ficar a fazer tempo até às 18h, sendo que já não vou produzir nada e vou só estar a passear na net ou a fazer posts como este?

Há cenários em que as 8h rígidas de trabalho fazem sentido, mas em profissões de alta criatividade isso não faz sentido nenhum, até porque acontece várias vezes trabalhar tempo extra. Ainda estou para conhecer uma empresa que dê como benefício: ocupem o vosso tempo como quiserem desde que o trabalho apareça feito!

 

OpiniãoTrabalho

 

Comentários

  • Skub
    O que é que o teu chefe te apanhou a ver na net????
  • Arzebiuzado
    Foi o OB. :P
  • Skub
    Só podia!!! A minha no outro dia tb me apanhou, mas só fez má cara:P Um dia somos despedidos LOL
  • Gajo Indignado
    Como sabes tou a 100% contigo. Gostava mesmo de conhecer uma empresa como essa. Sentia-me 100% realizado! Talvez se mudarmos de lugar, a nossa máquina não fique exposta e não se tenha de dar satisfações. o trabalho aparece feito n aparece?
  • Diogo Neves
    Empresa... Twitter, Facebook e umas outras la para esses lados ;) RedGate aqui em Cambridge Ou estas a falar so de PT? Isso e' o que me enerva mais no que conheco da cultura e etica de trabalho em PT... ainda trabalhamos em tudo com o mindset das fabricas 'a moda antiga... Eu pessoalmente acho que quanto mais limitacoes se impoe pior... Ha uns tempos li um artigo sobre castigar uma grande quantidade de pessoas por causa de uma que se esticou e fez algo mal. Acho que numa boa equipa e um ambiente responsavel onde as pessoas estao motivadas, limites (seja horario ou outros) so fazem mal! E' dai que nasce o desagrado e lamentacao quotidiana entre outras coisas... Todos temos relogios biologicos diferentes, todos gostamos de trabalhar de forma diferente, nos concentramos de forma diferente, etc etc Uma empresa que nao respeite esta dinamica de equipa nao esta a incentivar a boa producao e trabalho de equipa. Obviamente isto e' mais facil falado que feito, mas existem exemplos de como o fazer bem, em varias areas e industrias :) Bom post ;) E diz-me se encontrares uma empresa ai que seja assim hehe :)
  • Diogo Neves
    Esqueci-me so de dizer que a lamentacao e desagrado aparece por nao sentirmos que o nosso "eu" e forma de funcionar e' compreendido, muito menos respeitado. Depois obviamente achamos que "o patrao" e' manhoso lol
  • Joaquim Castro
    mais uma vez, este é um dos casos em que por uns pagam os outros! da mesma forma que tu fazes o pouquissimo trabalho depressa e depois vais para a palhaçada 6h por dia, há pessoas (e cada vez vejo mais isso na empresa em que trabalho) que estão constantemente no facebook.. e que depois têm as pausas (COM "S") para o cigarro e para o café.. tipo umas 10 pausas por dia.. umas com 15 minutos outras com 45 minutos... também percebo que muitas o façam por estarem desmotivadas.. mas o facto é que se calhar em 80% dos casos as pessoas não apresentam o trabalho feito a tempo e horas por estarem "a brincar".