RSS
 

Coisas de gajo

07 Mai 2010

Hoje comentei num blog em que a autora está chateada porque o seu namorado um dia tratou das tarefas domésticas e no dia seguinte não fez nada simplesmente porque ela não agradeceu/reparou no dia anterior. Isto é algo que aparentemente dá a razão ao lado feminino, e eu concordo. A desculpa dele é esfarrapada, mas há que conhecer o contexto todo. Eu, como alto guru da vida a dois, vou explicar às mulheres que raio se passa na cabeça dos homens!

Primeiro os factos: é um facto que a maior parte das mulheres tem gosto pela lida da casa. Gostam de arrumar as coisas e fazer as coisas à maneira delas. Podem não ser todas assim, mas isto é o que eu considero normal. Facto 2: a lida da casa dá trabalho, consegue ser uma seca, é muito cansativa e rouba muito tempo. Facto 3: um casal tem de se organizar da melhor forma para que ambos se sintam confortáveis. Até aqui tudo bem.

Voltando ao nosso caso de estudo: porque é que ele teve aquela reação? Meninas, vocês têm de compreender uma coisa: nós gostamos muito de vocês e a maior parte das vezes gostamos de vos alegrar. Apesar de vocês até pseudo-gostarem da lida da casa, nós detestamos! Achamos que é uma perda de tempo, e preferimos estar a fazer outras coisas. Mas claro que temos de ajudar. Quando ajudamos, lembrem-se do seguinte: ajudamos porque vos queremos agradar, mais do que por a casa precisar. É um esforço para nós. Por mais que isso seja idiota ou digno de nos chamarem calões, é essa a nossa natureza.

Portanto, quando nós deixamos de estar no sofá a jogar ou a ver séries para ir tratar da lida da casa, gostamos que quando a nossa babe chega a casa repare, nos diga que somos lindos, que nos agradeça e que até tenhamos festa logo à noite.

Meninas - podem estar a dizer agora: mas que lata, era só o que faltava, são é uns perguiçosos. Têm toda a razão! Mas nós somos assim e é assim que vocês gostam de nós. Se mudarmos ainda deixam de gostar de nós, não podemos correr esse risco! E não se esqueçam que esta história também pode ser contada a apontar para as mulheres. As mulheres gostam muito de nos agradar pondo-se bonitas. Se vocês vão ao cabeleireiro e nós não reparamos... ficam chateadas! Para nós há muitas coisas que são indiferentes, mas nós esforçamo-nos por reparar e por vos elogiar.

Como em tudo há que chegar ao meio termo ideal. Não sejam tão rápidas a julgar-nos e a apontar o dedo, pois se forem ver bem há muitos dos nossos comportamentos que são mais queridos e fofinhos do que vocês possam pensar à partida.

 
 

Comentários

  • Margot
    Achas mesmo que nós gostamos da lida da casa e não preferíamos estar a pintar as unhas enquanto ouvimos o programa da Oprah em vez de estarmos a arrumar a loiça do jantar na máquina e a limpar o fogão? Isso é mesmo mentalidade à homem - "ah e tal, elas até gostam de limpar a casa" - nada mais errado! Nós gostamos é de ter a casa limpa! É diferente, não?
  • Arzebiuzado
    Não fiques chateada... estava só a apresentar outro ponto de vista. Claro que vocês gostam _mais_ da lida, por isso é que tu própria dizes que foste arrumar as camisolas todas, etc. Não tou a dizer que a vossa actividade favorita seja limpezas ou passagens a ferro. Se o vosso orçamento o permitir, podem sempre considerar ajuda externa. Bem-vinda ao meu blog. :)
  • Arzebiuzado
    Conversa sobre este artigo com a minha babe: Eu: Tão love, que achaste? Ela: Tu sabes muito... Está bem escrito não há duvida... mas....... Já sabes que vais ter de ajudar na mesma não sabes? lol Eu: :D mas eu gosto de te ajudar Ela: Eu também gosto que me ajudes e sei que tu estás sempre a querer agradar-me -- Vêm meninas, completa harmonia na vida a dois. :)
  • Cindy
    Eu vim cá parar através do blog da Margot. Já lá deixei o meu comentário e tive curiosidade de cá vir espreitar. Do meu posto de vista feminino, posso dizer que odeio limpezas. Gosto de ter as coisas limpas mas não gosto de limpar. Tenho coisas bem mais interessantes para fazer e é uma chatice para mim pensar sequer no aspirador. E não acho de modo algum que numa vida a dois se tenha de estar a elogiar certas atitudes que são indispensáveis à convivência. Moram os dois na casa, são ambos responsáveis pela boa manutenção da mesma. xoxo cindy
  • Barbie
    OH pá, tu desculpa lá , mas que desculpa tão esfarrapada!!! Então tu achas mesmo que nós gostamos de limpar e arumar e organizar as tralhas dos outros e o que os outros sujam? Sério? Estás muito enganado! Repensa lá as tuas teorias sobre a vida a dois.. ;) Barbie
  • Sabrina
    Bom... realmente muito bonito e cor de rosa para as (poucas) mulheres de hoje em dia que ainda gostam de arrumar, limpar, lavar, esfregar, passar... E aquelas (como eu!) que como vcs, odeiam estas lides da casa TODAS??? Não só detestam fazer estas coisas, como também consideram que o tempo perdido a fazer estas coisas é, realmente, TEMPO PERDIDO! Que poderíamos estar a ler um bom livro, passear, namorar... Mas as coisas têm que ser feitas, e para quem sobra??? NÓS! E pq? Por causa da sociedade machista em que vivemos, em que a mulher tem de chegar do trabalho, fazer a comida e ainda arrumar a casa com um sorriso no rosto! Só porque é uma vergonha nós sermos mulheres e não gostarmos de fazer estas coisas! Sentimo-nos mal em dizer "eu odeio isso e considero uma absoluta perda do meu precioso tempo!" Então lá temos nós de limpar com um sorriso na cara! E recebemos algum elogio??? Claro que não! Afinal é a nossa obrigação! E no dia seguinte podemos deixar de fazer só pq não fomos elogiadas??? Acho que vcs homens sabem a resposta, não é? :P
  • Arzebiuzado
    Olá Sá :) O meu artigo era mais no pressuposto das mulheres que até pseudo-gostam de fazer essas coisas. Eu não acho que seja machista dizer que as mulheres têm mais afinidade com a lida da casa… isso tem mais a ver com a tradição. O teu caso acontece muito hoje em dia e acho interessante ver como duas pessoas que não gostam dessas tarefas se conciliam. Na minha opinião, se o orçamento o permitir, é contratar uma pessoa para ajudar. Eui próprio às vezes fico chateado com o tempo que ela perde na lida da casa, tempo em que podiamos tar a fazer coisas mais produtivas ou relaxantes. Como é que vocês resolveram este problema?
  • Arzebiuzado
    Não gostas? Então desculpa mas tu é que estás é que tens de repensar as tuas teorias da vida a dois. Isto dito por alguém que ajuda em casa e tem todo o gosto em fazer as tarefas domésticas, arrumar o que ela desarrumou, limpar o que o cão sujou, entre inúmeras outras coisas. E sabes porquê? Porque gosto dela. Se não tens apreço em "limpar e arumar e organizar as tralhas" das pessoas que amas e com quem vives o que é que isso diz de ti? E quando tiveres um filho? Uma coisa é dizer que as mulheres não têm mais obrigações na lida da casa que os homens, e nisso concordo a 100%. Mas o teu comentário parece-me ser bem além disso...
  • Arzebiuzado
    Concordo a 100%. :) Eu estava só a fazer uma analogia do que nós sentimos com algo que vocês sentem noutro contexto. Nota que uma coisa é não gostar, outra é recusar a ajudar. Eu posso não gostar de fazer certas coisas, mas faço-as, e com vontade. Cumps,
  • Tiago Sousa
    A verdade é que os homens são muito mais básicos e isso faz toda a diferença. Se não há jantar arranja-se qualquer coisa num instante e está a andar, se a roupa está em cima da tábua para passar deixa-a lá estar que ela não foge enquanto houver roupa na gaveta tá-se bem, se a cama está por fazer deixa lá estar vai ficar na mesma quando te voltares a deitar...nós somos assim simples... Quando se vive com uma mulher temos de nos adaptar, e a muito custo porque vai contra a nossa natureza, mas não mudamos, adaptamos-nos para vos agradar e sim gostamos de ser recompensados (festa a noite não é recompensa é prazer normal e indispensável, não conta). Pessoalmente não quero que me agradeçam quando faço as coisas, só quero que não me cobrem quando não o faço, lá por fazer o jantar 6 dias por semana não quero que ao 7º quando não fizer me chateiem o juízo.
  • Barbie
    Por acaso tenho não um mas dois filhos, por acaso já sou casada não há um mas há 13 anos. Por acaso tenho um marido que nesse aspecto é muito melhor que a maioria. Mas por acaso não gosto mesmo nada de limpar e arrumar. E se calhar tb não percebeste bem o que quis dizer, mas tudo bem:) Beijinho e até qualquer dia barbie
  • Arzebiuzado
    Provavelmente não percebi. :) Estes assuntos são sempre muito polémicos e é complicado compreendermos as perspectivas diferentes. Até à próxima!
  • Sabrina
    HAHAHAHA :P Contratamos uma pessoa ;) por enquanto, porque o orçamento não permite mais, uma vez por semana, mas quando o orçamento permitir... 2 ou 3! :D Como 1x por semana chega apenas para fazer o grosso da questão (as limpezas mais a fundo, passar a roupa e limpar vidros), fiquei eu de por as roupas para lavar, pendurar e arrumar (ou deixar para a empregada passar), e o Luis trata da louça (mas claro que temos máquina de lavar louça, depois do frigorífico foi a nossa 1ª compra para a casa hehehehe). Geralmente cozinho eu, porque gosto de cozinhar, mas infelizmente o tempo não é o suficiente para eu cozinhar pratos mais trabalhados e q levam mais tempo, odeio ter de fazer comida rápida... mas a maior parte das vezes, durante a semana, lá tem de ser. Se bem que confesso que a maior parte das vezes jantamos um lanchinho rápido pq nenhum dos dois tem saco para ir para a cozinha depois de um dia cansativo de trabalho...
  • Sabrina
    Tenho de colocar o Luis a ler isso! Todos vocês fazem jantares em casa? Woww... estou maravilhada com o mundo masculino neste momento :D
  • Arzebiuzado
    Como te compreendo... :) Também nos falta a maquina de lavar loiça lá para casa, mas é a próxima aquisição. A empregada ainda conseguimos dispensar, vamos ver até quando.
  • Arzebiuzado
    Maravilhada com o quê Sá? Então não sabes que os homens cozinham muito melhor que as mulheres? Sério, diz-me quantas cozinheiras famosas conheces! :P Hoje em dia os homens safam-se muito melhor na cozinha que as meninas.
  • Sabrina
    Alguém por favor diga isto ao Luis!!! E neste momento o meu cozinheiro preferido é uma mulher :P "Nigella" :D http://www.nigella.com/ E os homens só são (em geral) mais conhecidos pq qdo uma mulher gosta e sabe cozinhar bem, cozinha para os amigos e famílias nos seus tempos livres do trabalho, porque é suposto uma mulher cozinhar bem! Enquanto um homem qdo cozinha bem, vai logo fazer espalhafato da coisa e trabalhar profissionalmente no assunto :P Não, agora fora de brincadeira, está provado que os homens dão melhores profissionais de culinária 8dito pelo Jamie) pq eles quando estão a fazer uma coisa, estão concenrados nesta coisa, enquanto a mulher quando faz qq coisa, pensa nesta coisa e nas mais 300 milhões de coisas que tem q fazer, que aconteceu, que não se pode esquecer, e os filhos, e os maridos, e a roupa e a louça e a casa e... e... e... por isso é de se compreender que vcs consigam se concentrar melhor na cozinha, certo? Mas eu aceito que vcs cozinhem melhor, vá, alguém avise isso ao Luis, por favor! (A ver se algum dia destes tenho o jantarzinho feito :P)
  • Luís
    Este dominio vai passar a ser bloqueado no DNS lá de casa! Cozinhar é um luxo disponivel apenas para quem tem tempo livre. Pessoalmente odeio cozinhar e fazer qq coisa que comece com a palavra LIDA e acabe com a palavra CASA, há muitas coisas aí fora no mundo para descobrir e viver, ficar trancado em casa a lutar contra o ciclo viciado n dá com nada. Qual é o propósito de arrumar qd amanhã já vai estar tudo desarrumado? Yeaikss
  • margot
    Venho ainda acrescentar à questão que os homens, pelo menos aqueles que eu conheço que cozinham, deixam a cozinha num caos, com tudo desarrumado e sujo. E depois,quem é que tem de limpar o caos? A mulher, porque foi ele que cozinhou, então ela é que limpa. E outra coisa em que nós, mulheres, somos mais pressionadas - se convidarmos uns amigos/familia lá a casa, queremos ter as coisas limpas e arrumadas e o nosso marido/namorado está-se lixando para isso e porquê? Porque depois, os comentários vêm todos para cima de nós, porque acham que a responsabilidade de ter a casa em ordem era nossa e nós é ficamos mal vistas!
  • Arzebiuzado
    Aqui tenho de concordar a meio termo. Quando estou a cozinhar tenho preocupação em ir limpando a bancada e organizando a loiça suja, mas há sempre algum trabalho que sobra para ela.