RSS
 

Dress code nas empresas

12 Jun 2010

Estou cheio de calor, especialmente nas pernas. Estou numa sala sem ar condicionado e está desagradável. Pergunto-me, não tendo eu interacção presencial com clientes, porque tenho de vir vestido com ganga e sapatos, quando podia vir de calções e chinelos e estaria muito mais confortável. Mas já estive pior: outrora tive de andar de fatinho todos os dias. Eu compreendo o interesse das empresas em ter os seus colaboradores apresentáveis, mas não é responsabilidade dos chefes ter-nos confortáveis e a produzir o máximo possível?

Eu até sei porque surgem regras tão rígidas: porque quando há liberdade há sempre quem use e abuse. E por uns pagam todos. Também concordo que entrar num escritório com todos de fatinho dá um ar mais formal e profissional, o que é algo que fica bem principalmente para pessoas de escalões mais altos. Eu por exemplo iria achar muito mais interessante uma empresa com pessoas descontraídas, com os seus escapes e com a responsabilidade de executar as suas tarefas.

Nestes dias de calor sinto falta de trabalhar em casa, da liberdade e do à-vontade que tinha. Numa altura em que se fala tanto da crise e de aumentar a produtividade, parece que continuamos a focar-nos mais nas aparências.

 

Trabalho

 

Comentários

  • Cindy
    Acho que o dress code no local de trabalho serve exactamente para prevenir os excessos nas vestimentas do pessoal. Alguns profissionais têm de andar de fato e engravatados, outros podem andar mais descontraídos. Agora também não me pareceria bem ir para o trabalho como se fosse para a praia, certo? Mesmo que não fizesse atendimento ao público, coisa que faço. Na minha área - arquitectura - há a ideia generalizada de que somos uns freaks a vestir-nos. Eu pelo menos, tento estar sempre o mais apresentável possível, tendo em conta que tanto posso ir a uma obra como ter uma reunião com um cliente ou numa câmara...
  • Arzebiuzado
    Sem dúvida, acho que as pessoas responsáveis tem o cuidado necessário com a roupa. Mas vocês mulheres nisto tem vantagem, porque podem pôr uma saia ou mesmo uns calções e conseguir ficar ter um look casual ou fomal na mesma. Como vou para a praia nunca viria para o trabalho... mas e vir de calções a meio da perna e com umas sandálias de cabedal? É certo que não ia conseguir um look mais formal e ia parecer sempre jovem e descontraído. Mas também é assim que eu sou. :)
  • Cindy
    Sim, para nós é mais fácil pormo-nos à fresca :D E compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, o meu companheiro também vai vestido de forma bastante jovem e descontraída para o local de trabalho mas, lá está, não faz atendimento ao público, só lida com os colegas...