RSS
 

Seguro de vida ajustado ao crédito habitação

26 Jun 2010

No seguimento do meu artigo em que refilava por os bancos não terem proactividade em transformar em contas ordenado as contas dos clientes que efectivamente lá recebem o ordenado, houve um colega de trabalho que me alertou para outra situação: os seguros de vida relacionados com crédito habitação.

Como é que isto funciona? Quando compramos casa somos obrigados a fazer um seguro de vida que assegura que em caso de morte a casa é paga ao banco. Desta forma o banco tem menos risco no empréstimo e para isso só temos de pagar mais uma mensalidade. Acontece que essa mensalidade (ou anuidade, como preferirem) é calculada tendo em conta o preço da casa. Imaginamos que eu compro uma cada de 100k, e o seguro era 50€.

O que acontece é que daqui a 10 anos, eu só vou estar a dever 50k, mas estou a pagar à mesma o valor de seguro referente aos originais 100k. Entrou este ano uma lei que obriga os bancos a ajustar o valor do seguro a cada revisão da prestação da casa. A questão é: os bancos fazem isso? Ou será que é preciso ir ao gestor de conta para os lembrar de o fazer?

Pelo sim pelo não mais vale prevenir e ir ao banco esclarecer este assunto.

Adenda: Fui alertado que há outra variável importante nesta equação do cálculo do seguro: o risco de morte. Ou seja, quanto mais velhos ficamos, mais risco de morrer temos, logo o seguro aumenta. Isto é especialmente importante em pessoas com crédito habitação prazo longo e que amortizem pouco. Quando menos amortizam e mais envelhecem, mais a mensalidade do seguro de vida sobe.

 

Finanças

 
Etiqueta(s):creditos