RSS
 

Surfboats

30 Jun 2010

Há um canal em que tenho parado mais quando estou a fazer zapping (nunca mais chega a TV do futuro!): o Yacht & Sail. É um canal porreiro quando só temos uns minutos livres. Tem muitos programas sobre competições de barcos, mas eu paro normalmente é para ver programas de mergulho.

Mas há uma competição de barcos que me tem chamado à atenção e que me faz parar neste canal: os Surfboats.

A ideia é simples: praias com ondas muito agrestes e fortes. São barcos com quatro remadores e um ao leme a comandar. Eles têm de passar as ondas, dar a volta algures, e voltar à praia. Apesar de ser um exercício, esta prática tem origens no auxílio a pessoas na água.

Ainda não percebi como são as pontuações: se é por tempo, se levam pontos por objectivos ou como é que funciona. Mas há 2 fases em cada corrida: têm de ir e têm de voltar. Para ir têm de lutar contra as ondas super poderosas. Isso implica que têm de ir muito rápido para poder furar a onda, caso contrário estas ondas são capazes de levar os barcos deles de volta à praia.

Quando conseguem superar este desafio, têm de vir de volta. É daqui que vem o nome de surf boats: eles têm de apanhar a onda até à praia. O problema é que não é fácil vir a navegar na crista da onda sem tombar. É um desporto que requer uma granda capacidade física e muita técnica, e tenho gostado de ver esta modalidade.

Fica a dica!

 

Geral