RSS
 

Qual a melhor forma de seguir blogs?

06 Jul 2010

Eu sempre segui muitos blogs informáticos, mas agora com o arzebiu começo a seguir mais blogs pessoais e de desporto. Estes blogs são de pessoas que são mais leigas nestas coisas e chateia-me que às vezes tenho de procurar bem para encontrar a feed. Mas o que é a feed?

A feed faz parte de um mecanismo de notificação. Eu não tenho de ir diariamente aos blogs ver se há novidades, as novidades é que chegam até mim diariamente. Para isso uso um leitor de feeds: o google reader. Quando vejo um blog de interesse obtenho a sua feed e registo-a no reader. Assim, sempre que for ao reader aparecem lá os últimos artigos das pessoas que ando a seguir. Simples e prático.

O símbolo universal da feed é o seguinte:

É aquele quadrado laranja com as duas linhas curvas e o ponto. Se virem no meu blog este símbolo tem algum destaque. Mas o problema é que me vejo à rasca para encontrar este símbolo em muitos blogs. Há browsers mais porreiros que até mostram este símbolo lá em cima no URL. Se lá fizermos um click somos levados para o nosso reader para registar o blog.

Para quem tem um blog, a feed é algo importante, é algo onde estão várias pessoas atentas a seguir o nosso blog. Há um serviço do google, o Feedburner que nos permite fazer as gestão da nossa feed. Este serviço permite por exemplo saber quantas pessoas estão à escuta, saber quantos leitores assíduos temos. Eu por exemplo tenho os seguintes leitores de momento:

É claro que isto não mostra toda a gente que segue o blog, pois há muita gente que não usa a feed. Há aqueles que me seguem no facebook, no buzz ou twitter. E há também aqueles que cá vêm de vez em quando. Ainda assim é bom para ter uma ideia do interesse que há no nosso blog. Mas para mim há outra métrica que me interessa mais: o número de comentários relevantes que tenho nos artigos. Isso sim é importante!

 

Geral

 

Comentários

  • Margot
    Nunca tinha ouvido falar disto de Google Reader. Por causa disso, só costumo seguir blogs do Sapo, através do meu blog....
  • Arzebiuzado
    Pois, o Sapo tem um sistema porreiro para seguir blogs da mesma plataforma. Uma aplicação como o greader dá para seguir de tudo. :)