RSS
 

Mergulho #13 - Sesimbra, River Gurara - Popa

25 Jul 2010

Foi a primeira vez fora de um curso que fui mergulhar com o gang todo. Estava um dia muito bom e a água muito calma. Não sabiamos o que iamos ver, já que é o boss que escolhe na hora, mediante os mergulhadores que lá estiverem. Após passarmos por vários spots que não se encontravam em boas condições parámos no River Guara, um wreck que já deviamos ter visitado antes mas que nos escapava por más condições. Segundo um documentário da RTP, temos esta informação acerca do River:

O River Gurara embateu violentamente contra os rochedos do Cabo Espichel, tendo mergulhado para o seu túmulo ao nascer da manhã, com alguns curiosos a observarem a tragédia de terra

O "River Gurara", um cargueiro nigeriano com 175 metros de comprimento, embateu violentamente contra os rochedos do Cabo Espichel e naufragou na madrugada de 26 de Fevereiro de 1989.

O "River Gurara" é um dos destinos de mergulho mais procurados de Sesimbra. As caracteristícas dos destroços são óptimas para abrigar várias espécies pouco habituais nas àguas de Sesimbra.

Nós fomos ver a popa, que é a parte a uma profundidade menor, sendo que fizemos o mergulho à volta dos 22 metros. A proa ficou partida da popa e está mais longe, fica para outra altura. É um wreck imponente e muito bonito de se ver, cheio de vida e esconderijos. Infelizmente não vimos muita vida animal, mas foi aceitável. Mais uma vez não vi polvos nem qualquer tipo de marisco, mas havia lá uns peixes muito engraçados que não nos largavam. Gostava de saber os nomes, mas são tantas espécies que é complicado.

Desta vez, talvez por ser um mergulho mais fundo, tive alguns problemas em equalizar, principalmente do lado esquerdo. Desta vez não consumi muito ar, mas no final por causa da equalização gastei imenso, o que me baixou a média. Cá fora, já no barco, senti-me mal com o balancé e estava a ver que ia ser sair o meu primeiro vómito. Felizmente deu para controlar e passado um pouco estava estável. Não me safei foi de um belo escaldão.

Nota para a paisagem espectacular que é a costa de Sesimbra. Acho que só o estar a ir de barco e a ver aquele cenário é logo 10% do divertimento do mergulho. Quanto às estatísticas, foram as seguintes:

  • Profundidade Máxima: 23.8 metros
  • Profundidade Média: 18.4 metros
  • Temperatura da Água: 15.8º
  • Tempo de Mergulho: 28 minutos
  • Bars consumidos: 170 (6.0 bar por minuto)
  • Tempo total de mergulho até hoje: 417 minutos

Mais uma vez fizemos o mergulho com o pessoal da glauca, e mais uma vez  foram impecáveis!

 

Mergulho

 
Etiqueta(s):dive-logriver-gurarasesimbra