RSS
 

Como fazer uma página no Facebook?

03 Dez 2010

Cada vez mais o Facebook ganha relevo no panorama nacional e muita gente não dispensa a sua presença. Mais que isso, começa a ser importante para uma empresa, clube, instituição ou mero site ter a sua presença no Facebook. Há vários casos em que os responsáveis criam um perfil de propósito. Acontece que os perfis têm sempre de corresponder a pessoas verdadeiras. O Facebook reserva-se no direito de remover contas que não correspondem a pessoas. Além disso, as nossas contas normais têm limitações chatas, como restricções nos nomes e só permitir ter 5000 amigos. Isso para instituições com muitos fãs complica.

A forma ideal de criar a presença no facebook é através de uma página facebook. Eu acho que o Facebook é muito bom a providenciar os updates dos amigos, mas às vezes perco-me um pouco para fazer outras coisas. Para se criar uma página é preciso ir às Páginas que Administras. Aí terás um botão para criar página. Neste sítio podes dar o nome pretendido e categorizar a tua nova página. Para a criação da página do Arzebiu, seleccionei a segunda opção e escolhi Website.

Após este passo já tens a tua página. Podes pôr uma imagem de perfil, alguns updates e sugerir aos teus amigos que se tornem fãs dela. Depois disso eles irão receber na sua timeline os updates que colocas na página.

Interessante também é ter a tua página com notícias automáticas. Por exemplo, sempre que eu faço um artigo aqui no blog, ele aparece na minha página do facebook. Para o fazer, tive de configurar a aplicação RSS Graffiti para ir buscar a feed RSS do meu blog e importar os artigos sempre que há algo novo. Esta aplicação é um exemplo, o que não falta são aplicações do género. Basta fazer uma pesquisa para que se encontre tudo o que se precisa.

Quando já tiveres a tua páguina com alguns membros, podes mudar o nome dela para algo mais apropriado. Por exemplo, o meu url no facebook é: http://www.facebook.com/arzebiu. Mas antes tinha um URL maior e mais nheca. Para mudares o URL à tua página (e ao teu perfil) tens de ir a http://www.facebook.com/username/. Tens de esperar um pouco para teres fãs porque se não o Facebook não te deixa alterar o URL.

 
 
Etiqueta(s):facebook