RSS
 

Acabei o curso mas não sei fazer nada!

15 Fev 2011

Este artigo vem no seguimento de uma troca de ideias muito interessante que me passou no radar: I'm graduating with a Computer Science degree but I don't feel like I know how to program. Pergunto-me quantos licenciados é que passam por este dilema. Principalmente os novos licenciados que fazem um curso em três anos e são atirados ao mercado de trabalho. Eu ainda me recordo do meu primeiro trabalho: estagiário uma empresa recém-criada, mas que hoje é bem grande. Na altura o meu manager disse-me algo que me ficou gravado na memória:

Sabes que o mercado de trabalho é mais simples que aquilo a que estás habituado no meio académico. Aqui não se fazem processadores à mão, não se desenvolvem sistemas operativos multithreading em linguagens baixo nível, nada dessas coisas.

É um trabalho normalmente mais enfadonho que desafiante.

Olhando para trás, esta descrição assenta como uma luva em 75% da minha experiência profissional. Na verdade eu sempre tive a mania que era muito bom e por isso não me preocupava em não estar preparado. Quem tem estes medos tem de perceber uma coisa: ninguém espera que eles façam milagres. Ninguém espera que uma pessoa nova entre num projeto e o domine todo. Um google e um facebook são feitos por equipas grandes. Não é o fulano que começou o projeto que sabe fazer aquilo tudo e compreende todos os componentes das suas aplicações. É o divide to conquer. São criadas várias mini equipas, cada uma com a sua responsabilidade. E quando alguém entra numa destas mini equipas têm formação no que vai fazer, nas ferramentas que há de usar.

O importante é mão ficar acomodado a um determinado cenário. Porque aí sim começamos a ficar para trás. É importante que periodicamente sejamos sujeitos a novos desafios. Aprender coisas novas além de ser motivante contribui para que não fiquemos presos no passado.

Em suma, o meu conselho para os recém-licenciados é que não tenham medo do que vos espera. Irão fazer muitas asneiras, irão falhar mas também irão ter sucesso. O maior receio que devem ter é a estagnação.

 

Trabalho

 
Etiqueta(s):motivacaogosto-de-trabalhar

Comentários

  • Tiago Sousa
    Brilhante, eu não diria melhor. Também só concordo a 75% com o que o eu manager disse. Os 25% que não concordo é que nem sempre o mundo do trabalho é mais simples, não existe ali a muleta que se não souberes algo podes ir perguntar porque tens um um professor, existem períodos de adaptação, existem politiquices, existem metodologias, existe interacção com pessoas que não nos interessam por um motivo ou outro. Mas sim, tecnologicamente é bastante mais simples.
  • Diogo Neves
    Eu tambem so concordo parcialmente... Para comecar, como o Tiago diz, existem outros desafios e tambem a pressao. No trabalho em que estou actualmente, concordo contigo, totalmente! Mas nem todas as empresas/industrias funcionam da mesma maneira... No caso do Google, pelo que sei o tipo de exigencia e de trabalho que fazem e' realmente avancado e muitas vezes acaba em papers mesmo nas universidades. O Facebook tambem tem semelhancas mas ambas as empresas tem um ambiente muito academico :) Pegando na industria dos video-jogos, diria que 75% e bastante desafiante e dificil, 25% e' facil mas so muito raramento e' enfadonho. Esse e' precisamente um dos problemas da industria, arranjar trabalhadores especializados. Tendo dito isto, nao quero dizer que alguem com curso nao possa aprender enquanto trabalha, teria que comecar mais lento e a fazer algo simples, mas precisa-se de um esforco maior. Quando digo isto nao me refiro so a 'jogos de consolas'. Tudo quanto implique resolver problemas muito especificos e que sao uma adaptacao e interpretacao de areas completamente diferentes (como game/level design e design 2d/3d) vai sempre exigir um esforco adicional. Nao se trata de pegar num 'plano' ou desenho e implementa-lo da forma mais simples possivel. Mas posso estar errado, nao conheco os 75% das empresas hehe. Na minha experiencias, nunca trabalhei em projectos mais dificeis do que os que apanhei fora da Universidade. Mas percebo perfeitamente onde queres chegar hehe Cheers, Diogo
  • Arzebiuzação Total
    Beeeeeeeeeeem! Na minha área tens 99% de razão! Na faculdade só aprendemos a teoria (mesmo que seja prática), porque a verdadeira prática chega quando tens que aplicar tudo o que aprendes-te junto do teu grupo. Mas isso nem é o mais dificil: para mim é mesmo a relação com colegas, que tens que tentar que seja o mais harmonioso possível; e a relação com os pais, que esta é que é um verdadeiro desafio. Depois ainda tens o factor se gostas ou não daquilo que fazes. Porque se gostares é meio caminho andando para facilitar o processo!