RSS
 

Ampulária Dourada

23 Fev 2011

Numa altura em que consigo ter o meu aquário equilibrado e sem grande sujidade de algas nos vidros, decidi adquirir um animal que já andava a namorar há algum tempo: uma Ampulária Dourada.

Os caracóis do meu aquário andam a fazer um excelente trabalho de limpeza, mas confesso que não gosto muito deles porque são muito pequenos. Um adulto anda à volta de 1 cm, e a maior parte são mais pequenos. Presumo que a luta pela comida faça com que apenas alguns consigam chegar a adultos.

O objectivo da ampulária é contribuir para a equipa de limpeza, além de dar um toque estético interessante ao aquário. São animais muito resistentes e têm a particularidade de ser anfíbios, o que significa que devem estar em aquários fechados, caso contrário podem ir dar uma volta pela casa.

Quando a colocámos no aquário, ficámos um pouco preocupados. Não fizemos o ciclo de adaptação e a ampulária ficou umas belas horas fechadas na casca. Cheguei mesmo a ficar preocupado que com esta asneira lhe tivesse acontecido alguma coisa. Mas aparentemente era só timidez e já anda toda contente pelo aquário.