RSS
 

Fumar prejudica a produtividade?

01 Mar 2011

Antes de mais tenho a dizer que detesto tabaco, detesto que fumem ao pé de mim e detesto todos os fumadores que são umas bestas. Há uns dias segui na diagonal na antena aberta uma discussão sobre: Fumar prejudica a produtividade? Bem, mais uma vez acho que quando se discute produtividade, se vê tudo ao contrário. O grande argumento é que um trabalhador que tem de parar várias vezes ao dia para fumar não é produtivo. Então e os que fazem pausas para ir beber café? Ou ir ao facebook? Ou fazem almoços de 2 horas?

Pior: e aqueles trabalhadores que até vão fumar 10 vezes por dia mas são de facto produtivos. Esta é a questão fundamental. A produtividade é dada pelos resultados, não por aquilo que os trabalhadores fazem. É preferível uma pessoa que faz várias pausas, sai mais cedo, mas que conclui as suas tarefas, ou uma pessoa daquelas que parece que está sempre atarefada mas que depois não se consegue tirar grandes dividendos do seu trabalho?

Quando sigo estas conversas nunca vejo ninguém a sugerir pausas maiores ou menos horas por semana, como forma de aumentar a produtividade. Produtividade implica o trabalhador estar satisfeito com o que faz, sentir-se realizado e útil. Sentir que é uma mais valia e que tem reconhecimento. E claro, ter competência e apresentar resultados. Mas parece ser mais difícil avaliar resultados do que cortar à toa aquilo que parece que prejudica a produtividade.

 

Trabalho

 
Etiqueta(s):produtividade

Comentários