RSS
 

Censos 2001

15 Mar 2011

Não, não me enganei no título. Não venho falar no Censos 2011 mas sim no Censos 2001, no qual participei a realizar inquéritos. Na altura já estudava no ISEL e recebi à última hora uma aberta para ir fazer os inquéritos em Alfornelos. Mal sabia eu o que me esperava. Na verdade, havia uma aberta mas era para ir fazer os inquéritos à Azinhaga dos Besouros, um bairro de lata que atualmente já foi desmantelado, ali ao pé do metro da Pontinha.

Fui eu e um amigo à aventura, e tivesse eu este blog na altura e teria imensas histórias para recordar. Hoje as memórias já não abundam. Recordo-me da pobreza e das más condições. De ver esgotos ao céu aberto e crianças todas sujas e ranhosas a brincar naquelas condições. De ver barracas por fora e mansões por dentro. Não sei bem porquê, lembro-me de até ter do fazer inquéritos a uma barraca de meninas. Felizmente não havia clientes naquela altura.

Mas houve um rapaz em especial que me ficou na memória. Vivia sozinho, trabalhava nas obras durante o dia e tirava um curso de engenharia à noite. Estava no último ano. Deve ter sido a única pessoa que preencheu o inquérito (o resto mal sabia escrever, tínhamos de ser nós a perguntar e preencher). Relembrar este caso dá-me pena do pessoal da geração à rasca.

 

Geral

 
Etiqueta(s):nostalgia