RSS
 

Porque é difícil ser produtivo no escritório

16 Mar 2011

Passou-me há dias no radar um vídeo que argumenta que trabalhar num escritório é longe de ser produtivo. Que quando as pessoas precisam de ser produtivas, o último local onde pensam estar é no escritório. Ou se for no escritório, é a horas que o escritório esteja vazio.  Também são abordadas as pausas, como parar para ir fumar, ou parar para ir ao facebook, ou o medo de ter os trabalhadores a trabalhar em casa e a ver televisão. Como é explicado, estas pausas são sempre por iniciativa e estas não são as piores.

O orador defende que o grande mal que nos afeta a produtividade são os M&Ms: managers and meetings. Diz ele que um manager raramente faz algo palpável, e que a tarefa dele é exatamente interromper os colaboradores para ver o estado das coisas. O mesmo se aplica às reuniões, onde raramente se avança trabalho, mas que custam imenso tempo. Em suma, o orador defende que o pior são as interrupções externas. Não podia estar mais de acordo.

Outro pormenor engraçado é que ele defende o Mail/MSN/Gtalk como medida de produtividade, embora muitas vezes eu veja colegas a queixarem-se que de facto o Mail/MSN/Gtalk só dispersam a atenção. Pensava que estava sozinho quando não me revia nos malefícios do Mail/MSN/gtalk. É que todas essas aplicações podem ser atendidas assincronamente. Quando alguém fala comigo, eu não vou logo ver o que foi dito, espero até estar num estado em que possa ver sem problemas, por forma a não me interromper nada. E tenho sempre o lembrete lá em baixo com a janela de outra cor.

Segue o vídeo:

 

Trabalho

 

Comentários

  • João
    Não sei se já leste o REWORK, escrito por este orador, mas talvez gostes do livro ;) E este método, conheces? http://www.pomodorotechnique.com/ Num mundo ideal funcionaria, mas...
  • Arzebiuzado
    Claro: http://www.arzebiu.com/2010/06/21/livro-rework/ :-) O pomodoro já me passou no radar mas não tenho presente o conceito. Vou dar uma olhadela. Muitas vezes há coisas que não fazem sentido, mas que até conseguimos tirar de lá algo que nos dê jeito.