RSS
 

O passeio do cão

30 Mar 2011

Tenho aprendido várias coisas interessantes na procura pela forma de acalmar o meu cão hiperativo. Não é que me espante, mas eu tenho feito tudo mal com o meu cão. Um elo fundamental entre o cão e o dono ocorre durante o passeio, e aí eu fazia mesmo tudo mal. Um cão nunca, mas nunca, deve puxar a trela ou caminhar em frente do dono. Ainda agora vi uma exemplo de uma foto que retrata exatamente o meu Newton. É um cão parado à frente do dono, de peito enchido, orelhas no ar, a olhar em frente, e com uma das patas da frente levantadas. É uma pose que eu sempre achei engraçada.

Mas o que esta pose indica, é que o cão na sua cabeça está a transmitir ao mundo a seguinte ideia: Eu sou o líder, este humano que está atrás de mim está sob a minha proteção. Quando eles puxam a trela e vão à frente, na mente deles são eles o líder que tem de encontrar o caminho. O problema é que estas situação não são o expoente máximo de felicidade do cão. Muito pelo contrário. Este cão tem o stress e a responsabilidade de liderar. Já li até que muitas vezes as pessoas levam o cão a passear para lhe tirar o stress, mas como o cão é dominante continua com o stress porque teve o passeio todo a liderar-nos e a tomar conta de nós.

Diz-se que o maior problema dos cães são os humanos. Nós tratamos um cão como uma criança, em vez de o tratar como um cão. Um cão em estado selvagem é submissivo ao cão dominante e é feliz. Sabe que o macho alfa vai tratar de todas as suas necessidades e orientá-lo.

Vou começar a usar os passeios para mudar o estado de mente do Newton. Numa das dicas que li, o que devemos fazer sempre que o cão faz força na trela é parar. Ficar como uma estátua. Quando pressão parar, então continuar. O cão tem de saber que a iniciativa de ir em frente é sempre nossa, nunca é dele. Ele não tem de estar a pensar para onde vamos, ou estar preocupado com o ambiente à sua volta, outros barulhos ou distrações. Ele tem de estar concentrado em nós e saber que nós tratamos de tudo. Para ajudar, tenho de usar uma trela mais curta, para o controlar e corrigir quando for preciso.

Isto é mais fácil dito do que feito, mas vamos lá ver como consigo orientar esta experiência...

 

Newton

 

Comentários

  • Margot
    É muito difícil! Penso mesmo que é das coisas mais complicadas de ensinar. A minha cadela, quando vai passear sozinha comigo, caminha ao meu lado na trela. E, depois, normalmente, solto-a no parque e ela anda à vontade e até já sabe quando chega à parte em que tem de parar para eu lhe colocar a trela outra vez. Mas basta irmos para um sítio diferente ou estarmos com outra pessoa, principalmente, com o meu namorado, para ela ficar louca, a puxar pela trela insistentemente!
  • Arzebiuzado
    Margot, tens de ver se vês o programa Dog Whisperer. Para quem gosta de cães e sobretudo para quem tem cães, é um programa espetacular! :) E dá muitas dicas. Seja como for, tenho feito imensos progressos com o newton, que hei de escrever por aqui daqui a uns tempos.
  • Margot
    Eu não devia receber no meu email as respostas aos comentários que deixei no teu blog? Se recebo indicação de novos posts...
  • Arzebiuzado
    Humz.. boa questão. Pelo menos as respostas aos teus comentários devias (tal como acontece no teu blog). Tenho de investigar isso.
  • Arzebiuzado
    Margot, já deves receber este mail, se receberes avisa-me, please. Obrigado!
  • Margot
    Não recebi... :-(
  • Arzebiuzado
    Pois, agora há uma check para ligar a entrega de mails. Espero que esteja a funcionar...