RSS
 

Alevins de Escalar - Primeiro Mês

13 Mai 2011

Já lá vai mais de um mês desde que começámos a experiência de reprodução de escalares. O que antes era novo e complicado, agora já é trivial e banal. Os pequenotes começam a ter a forma de escalar, embora em formato muito pequeno. Mas já se notam as barbatanas superior e inferior, tal como os padrões de cores.

Aqui ainda estavam eles anexados aos ovos, e nesta altura era só ver caudas a mexer. Era quase que preciso uns binóculos para ver qualquer coisa. Agora a maior parte deles já é do tamanho pelo menos de uma unha minha. Isto tirando um deles que tem 1/3 do tamanho dos outros, mas que ainda persiste. Há poucos dias acabou-se a reserva de artémia. Ainda temos ovos, mas já não tínhamos aqueles preparados comerciais com ovos, sal e tal. Não conseguimos ter uma taxa de sucesso aceitável só com os ovos e sal, mas agora vamos experimentar juntar também o bicarbonato de sódio que normalmente vemos nas receitas, a ver no que dá.

Entretanto temos procurado outras alternativas. Experimentámos gema de ovo cozido e depois diluída em água. Acho que resultou, mas suja imenso a água. A certa altura estavam os peixes todos ao pé da saída do filtro, e pensámos que estariam ali pois seria onde teriam água mais limpa. Continuámos com a tentar os flocos. Após vários dias em que eles não pegavam nos flocos, começámos as esmigalhar e lá se foram habituando. Como para compensar andávamos a dar comida a mais, aconteceu-nos um deles arrebentar de tanto comer.

Entretanto os progenitores fizeram nova postura. Tão cedo não volto a entrar numa aventura destas, talvez só quando tiver miúdos para eles verem. Se nós não tivermos o cuidado de por exemplo deixar a luz acesa, assim que a luz se apaga os pais comem logo os ovos porque se sentem ameaçados.

Esta é uma vista do aquário grande onde estão os pais. Ali do lado esquerdo é o território deles. Principalmente quando estão na postura são muito territoriais e espantam tudo o que se aproxime. Na imagem já os podemos ver lá na sua zona. Eu já estava à espera que quando a luz se apagasse os ovos fossem à vida e pronto. Mas a minha babe não gostou e quis ir acender a luz para os proteger. Se tudo correr bem vamos ter ali 20 escalares e não vamos saber o que fazer com eles, pelo que o melhor é mesmo os ovos irem à vida. Mas ela não consegue ser tão fria e ainda andámos às turras um pouco.

O grande problema é que mais uma vez o macho teve um comportamento estranho. A certa altura achou por bem expulsar a fêmea da zona. Ela coitadinha nunca gosta da conversa e resiste, e eles envolvem-se numa luta tão bonita como cruel. Ela perde sempre, é muito mais pequena. Depois fica lá ele sozinho e não consegue dar proteção aos ovos. Protege de um lado, mas vai um neon pelo outro e tungas.

Sem dúvida que criação com sucesso no nosso aquário comunitário iria ser impossível. A competição pelo alimento é enorme e o que não falta ali é peixes que iriam adorar uns alevins de escalar ao pequeno-almoço. Para acabar o relato, fica um vídeo dos alevins com cerca de um mês.

 
 
Etiqueta(s):reproducao-de-escalares

Comentários

  • skub_2003
    Grande aventura! Ainda vais abrir é um negocio a venderes escalares lol. Forte Abraço
  • Arzebiuzado
    Isto não dá dinheiro... ainda se fosse discus...