RSS
 

Corrida de Santo António

06 Jun 2011

Ontem fui correr a Corrida de Santo António. Com um percurso muito fácil e sempre plano, e com uma temperatura muito agradável, eu não me portei nada bem. Ao km 2 comecei com dor de burro que durou quase até ao km 7. Não sei bem porque me surgiu esta debilitação, mas enquanto corria eu culpava a má alimentação dos últimos dias. Mas após a corrida tive outra pista.

Nesta corrida houve uma coisa engraçada: a organização colocou em pista três corredores especiais. Cada um levava uma bandeira de tempo e a ideia é que iam concluir a corrida naquele tempo. Havia a bandeira dos 60, dos 50 e dos 40 minutos. Eu como queria bater os 50, tinha ali um bom ponto de referência. Ao km 1 já eu tinha ultrapassado o bandeira 50 a todo o vitesse, sendo só ultrapassado ao km 4, quando já não me sentia nada bem.

A minha teoria é que me deixei levar pela velocidade e comecei demasiado forte. Mas nunca reparei nisso. Quando fui ver as estatísticas do meu computador de corrida, tinha feito uma média de 176 bpm e atingi um máximo de 187! Eu não consigo ter um gráfico de evolução durante a corrida, mas penso que aquele máximo terá sido algures nos dois primeiros km. Em termos de velocidade tenho o mesmo cenário. Diz que fiz uma média de 11.1 km/h, que dá 1 km a cada 5m40s. Mas tenho um máximo de velocidade de 14 km/h que daria 1 km a cada 4m20s!

Ainda assim por volta do km 8 já estava estável e ainda consegui fazer o último km a muito bom ritmo, fazendo menos de 5 min. No total fiz 52m33s. Mas sem dúvida que tenho de começar a ter mais atenção ao meu ritmo e ignorar o que anda à minha volta. No final da corrida ainda tivemos direito a um manjerico de prenda. Foi um bom evento, só fiquei triste por ter quebrado daquela maneira.