RSS
 

Brincadeiras com o Picasa

29 Ago 2011

Estava a carregar e a preparar as fotos destas férias para o picasa quando aprendi umas coisas novas. Eu não sou grande fotógrafo, não tenho praticamente conhecimentos de fotografia e uso uma máquina simples. Adoro o Picasa para armazenar e guardar todos os meus álbuns. Agora descobri que posso facilmente dar um toque nas cores das fotografias para que fiquem mais vivas. Por vezes já usava a opção de esbranquiçar, nas fotos mais escuras. Agora descobri um parâmetro que permite alterar a temperatura da cor, o que faz com que em 80% das fotos tenha resultados muito bons. Vou poder demonstrar isso nos vários artigos que se seguem.

Outra coisa que comecei a ter mais em atenção é à localização dos álbuns.  Isto porque os picasa web albuns mostram essas localizações num mapa. Por exemplo, se eu fizer zoom nos Açores, fico com os sítios que registei nas nossas férias nos Açores:

Também consigo ver facilmente os sítios que registei na nossa lua de mel:

Pena o mapa ser tão pequeno e não ter muitas funcionalidades, mas pelo que andei a ver pela net, já há muita gente a pedir mais funcionalidades relacionadas com este mapa. Outra coisa interessante é conseguir tirar fotos que já têm uma geotag. A minha máquina não dá, mas houve alguns telemóveis que foram que o conseguiam fazer. O picasa é esperto e mostra-as logo no spot correto no mapa do album.