RSS
 

Movidos os pequenotes para ao pé dos graúdos

31 Ago 2011

Já vai longa a nossa aventura de reprodução de escalares. Já tínhamos cerca de 20 sobreviventes há algum tempo num aquário pequeno, e já estava na hora de os mover para o aquário grande. O problema é que o aquário grande é composto por um ambiente agreste, muito por culpa dos 4 escalares mais graúdos que temos. Tinha portanto algum receio de colocar os pequenotes. Felizmente no dia em que calhou a minha mulher teve afazeres com a irmã dela e eu tive de tratar de tudo. Aproveitei para fazer uma mega limpeza ao aqua e retirar todas as decorações maiores. Não queria que eles se fossem enfiar em sítios escuros.

Depois peguei somente em 3 e movi-os. Ainda fiz acondicionamento de água, embora não ache que fosse preciso. Eles basicamente partilhavam a mesma água. Ambos os aquas têm a mesma temperatura, e ambos levam com água do mesmo sítio. Até coloquei periodicamente água da torneira no aqua dos pequenos para que se fossem habituando a pequenas doses de cloro.

Quando adicionei os 3 pequenos, os escalares grandes vieram logo ter com eles para investigar, e mostraram alguns sinais agressivos. Eu já contava com isso... os escalares são peixes de cardume mas de hierarquia bem definida. Ao colocar novos elementos, é natural que os atuais fossem exercer o seu domínio. Os 3 que lá estavam ainda sofreram um pouco e custou-me. Por isso é que disse que felizmente que a minha mulher não estava em casa, que ela iria entrar logo em pânico. Eu não... eu tenho pena, mas é a natureza deles.

Depois fui calmamente movendo mais, sempre em pacotes de 3-5. Com a quantidade, os pequenotes começaram a agrupar-se em mini cardumes para se protegerem. Com mais quantidade, os graúdos já não se concentravam só num ou noutro, mas em todos, o que fazia com que não houvesse nenhum a sofrer mais. Após mover todos, ainda houve algumas picardias pela noite.

Engraçado, e talvez normal, é que o graúdo mais violento era exatamente o que estava mais abaixo na hierarquia. Como quem diz: eu apanho destes todos mas de vocês nem pensar. E o mais dominante praticamente não ligou aos pequenotes. Que por acaso até é o pai deles. Poderia dizer que tinha a ver com serem do mesmo sangue, mas a mãe aviou tanto nos pequenotes que isso não faz sentido.

Segue um vídeo do aquário com os novos habitantes (espero que a maior parte deles, apenas de visita).

 
 
Etiqueta(s):reproducao-de-escalares