RSS
 

Natal 2011

27 Dez 2011

Este foi o segundo natal que passo com a minha mulher, mas o primeiro que passamos depois do casamento. No ano anterior houve algumas complicações de logística pelo que desta vez arriscámos e convidámos todas as pessoas mais próximas a vir passar o natal no lugar mais neutro: a nossa casa.

Fazer duas refeições para 12 pessoas no natal pode ser complicado. Começámos por pedir ajudar e delegar algumas coisas. Uns traziam doces, outros as bebidas, por aí fora. Pedimos também aos meus sogros para tratarem do bacalhau. Connosco ficou a tarefa de fazer o peru. Até calhou bem ter visto uns dias anteriores o Gordon Ramsey a explicar como ele preparava o peru. Nós fizemos muito parecido. Dois dias antes colocámos a perua de molho em água, fatias de limão e laranja, sal e alho. No próprio dia fizemos uma pasta com manteiga e temperos com a qual besuntámos todo o perú, inclusive colocámos a pasta entre a pele e a carne.

Também fizemos recheio com carne picada e frutos secos. Por volta das 14h já o forno a lenha estava quentinho e colocámos lá a perua. Em 5 min já estava bem tostadinha, tirámos, pusemos papel de prata e voltou ao quente. Se fosse hoje tinha começado logo com o papel de prata. Ainda tirámos para regrar uma ou duas vezes. Ficou tostadinho mas muito bom. Foi bem para primeira vez, mas da próxima vamos melhorar em várias coisas por certo.

Depois do jantar arriscámos e desafiámos o pessoal para um jogo de pictionary, num quadro grande branco que tenho na sala. Não seguimos o jogo, o que fizemos foi que ia um ao calhas, escolhia um cartão e tema, e desenhava. Quem adivinhasse ganhava um ponto. Os nossos pais e sogros aderiram em força e foi um serão super divertido, com direito a mímica e tudo.

Mais tarde vieram as prendas. Como de costume eu andava a picar a minha mulher para ver se descobria o que ela me dia dar, e estive lá quase. Acontece que ela já está a ficar profissional na arte de esconder as prendas. Ainda me iludiu ao dizer que me ia dar uma massagem a dois e quase me convenceu, apesar de isso ir contra todas as regras de comprar prendas para homens. No final abri isto:

Pois é. Uma Go PRO Hero 2. Já cá tinha falado que gostava imenso de ter uma máquina todo o terreno. Com esta vou poder começar a fazer umas reportagens porreiras dos passeios de bicicleta, trilhos pedestres e mergulhos. Ela já me ia dar uma coisa destas o ano passado mas não conseguiu reunir capital. Desta vez foi mais prática pediu ao meu cunhado para a comprar e depois do natal deu-me a conta.

Outra coisa que recebi da minha mana fora sais já temperados. Já tinha visto disto algures mas nunca me deu para os fazer. Ela deu-me uns recipientes todos bonitos com vários tipos de sal. Gosto em especial do sal de malaguetas. Cheira-me que agora tudo o que eu faça irá ter destes sais. Fora isso ainda recebi uma camisola para fazer exercício no frio, o que vai dar imenso jeito. Também ofereci à minha mulher um daqueles relógios com braceletes de diferentes cores que ela adorou.

Foi um natal muito bom sem dúvida.

 
Etiqueta(s):natalrecordar-2011