RSS
 

Água da Torneira

12 Jan 2012

Eu sempre consumi água da torneira, mas quando me mudei para viver com a minha mulher houve algum choque, já que ela e os meus sogros estão habituados a beber sempre de uma fonte de água perto de Vila de Rei. Achava até estranho quando eles me interrompiam enquanto bebia água da torneira, dizendo: bebe antes desta água da fonte, é muito melhor.

Há uns tempos dei com um vídeo engraçado que defende a água da torneira.

Coloquei-o no facebook e logo houve pessoas indignadas. Umas concordaram que beber água da torneira não tem mal nenhum, outras acharam um absurdo. Acho que ninguém discorda que a água engarrafada constitui um problema complexo a nível de ambiente, devido a todos os recursos e poluição causada para fabricar as garrafas. Nem sequer há forma de saber se a água engarrafada é de facto melhor, porque não é regulamentada.

Quanto às fontes... por vezes quando faço trilhos encontro fontes que têm um aviso: água não tratada. Confesso que bebo de todo o lado, mas ao ver aquele aviso nunca bebo delas, just in case. A questão é: será que todas as fontes que não têm indicação nenhuma são tratadas? Será que aquelas fontes marcadas, dão água que toda a gente da aldeia bebe, mas me poderiam fazer mal por ter alguma coisa a que o meu organismo não está habituado?

Seja como for, eu nem quero criticar a água das fontes porque bebo imenso de fontes, e com gosto. Acho é que não há razões para ver a água da torneira com tão maus olhos.

 

Opinião

 

Comentários

  • Sapo Ninja
    É engraçado que eu e tu já tinhamos tocado neste assunto. Confesso que em casa uso água engarrafada por uma simples razão: Na minha zona a água da torneira sabe mal e então evitamos bebê-la. Infezlimente enquanto a qualidade (ou neste caso o sabor) não melhorar, terei de continuar com água engarafada. Mas também não compro água das grandes marcas. Se formos a ver, as águas das marcas brancas tem a mesma origem das outras e custa metade do preço. No entanto, só a usamos essa água para beber, porque tudo o resto é feito com água da torneira. Raramente compro garrafas pequenas de água, mas quando comprro apenas as uso como recipiente para usar no trabalho. Recarrego-as sempre com água da torneira reduzindo assim a minha pegada ambiental (e ainda bem que no trabalho a água da torneira não sabe mal).
  • Arzebiuzação Total
    Pois é. A nossa água da torneira é mesmo má. e Tu sabes que eu estou habituada a beber da torneira! Mas la em casa às vezes ela sai amarelada e tudo... No trabalho tb encho a garrafa de agua com agua da torneira, porque é boa. Existem tantas teorias... a quem diga que o melhor é beber a agua da torneira depois desta ter estagnado.
  • Paulo Abreu
    Em portugal a água engarrafada é mineral, retirada da natureza, e avaliada por laboratórios independentes. Existe regulamentação. Para quem cresceu a beber água da fonte e/ou engarrafada é muito difícil beber água da torneira. Só quem passou / passa por isso percebe o que estou a dizer. A água da torneira em Lisboa é simplesmente intragável e com tendência a piorar. Pode ter qualidade química, mas não tem qualidade de paladar e odor. A água retirada da natureza, essa que encontras por ai, é natural. O processo de filtragem a que é submetida é natural, feito pelo percurso que tem. O problema é que existem em muito locais factores de contaminação: indústria, agricultura convencional e produção de animais para consumo humano, entre outros.