RSS
 

Dia #2 - Porto Côvo a Aljezur

16 Fev 2012

Depois de um primeiro dia cansativo e em que não conseguimos descansar bem devido ao frio, esperava-nos aquele que era para ser o dia mais complexo em termos físicos. Se no dia anterior apanhámos mais alcatrão, neste dia esperava-nos muita terra batida. Acordámos cedo e por volta das 8h estávamos prontos para sair. Saímos de Porto Côvo logo para uma das partes mais maravilhosas de toda a viagem de bicicleta até ao Algarve: trajeto pela praia.

Foram cerca de 5km que fizemos em aproximadamente 2h. Ainda fizemos grande parte a andar, quando tínhamos terra muito solta ou pedras para ultrapassar. O resto do tempo tínhamos de ir com as mudanças mais baixas para conseguirmos ter atrito suficiente para nos movimentarmos. Pedalar assim na areia foi dos exercícios mais complexos de bicicleta que fiz. Além do equilíbrio é preciso aplicar muita força Mas o certo é que a paisagem e a sensação de ir a pedalar numa praia linda completamente deserta... é priceless.

Ainda parámos várias vezes para tirar fotos e para ver no GPS se estávamos mesmo no sítio certo, já que o Tiago não estava a reconhecer a praia. Mas íamos bem. Nesta fase só me preocupava se este esforço considerável que estávamos a fazer não nos iria comprometer no resto do dia. Afinal fizemos ali 5 km e ainda faltavam 70 km.

Depois de passar a praia comemos um pouco e apontámos para Vila Nova de Mil Fontes. Já lá fui uma vez passar férias mas desta vez foi bem diferente. Fomos até um miradouro para comer mais um pouco e descansar. A essa altura já o Tiago tinha caído sozinho num cruzamento e tinha perdido um parafuso do suporte dos alforges. Felizmente que veio prevenido com mais parafusos.

Parámos para almoçar e mais uma vez tivemos sorte com o restaurante. Não quisemos comer tanto para não ficarmos demasiado cheios. E recomeçámos a viagem devagar para não nos sentirmos mal. A verdade é que pouco depois já estávamos a rolar a um bom ritmo. O objetivo seria chegar a Aljezur, mas era um objetivo ambicioso. Por isso decidimos parar em Odeceixe e lá ver como estávamos. O caminho foi sempre muito bonito e com paisagens maravilhosas. Mas nem por isso foi mais simpático para as nossas pernas e chegámos a Odeceixe já com algum peso. Eram quase 16h e ainda nos esperavam cerca de 15 km. O Nuno já estava um pouco mal tratado mas lá arriscámos e seguimos. Logo para nos presentear pela decisão tivemos umas mega subidas.

Foi complicado mas ainda chegámos a Aljezur de dia, onde fizemos logo um bom negócio no primeiro hotel que encontrámos. Por sorte tínhamos também cozinha e um super mercado ali ao lado. Não queríamos passar frio e por isso ninguém refilou dos 75 € de custo. Ainda assim tivemos alguns problemas com a água quente. Tal como no dia anterior aproveitámos para poupar e comprar o jantar e o pequeno almoço seguinte. Desta vez não poupámos tanto assim mas também ninguém se queixou.

Foi um dia maravilhoso mas muito cansativo. O Nuno então estava queixoso e até ficou todo queimado de roçar as calças nas pernas. É um lembrete para nunca deixarmos uma pomada regenerativa em falta para estas viagens. Foram 80 km com altimetria simples mas puxados e m termos de terreno. Mas desta vez conseguimos descansar muito bem,