RSS
 

Dia 8 - Caminho de Santiago

02 Jul 2012

Já contávamos que depois dos dias mais suaves anteriores íamos ter três dias muito complicados pela frente. Neste dia iríamos passar pela famosa Serra da LAbruja e íamos cheios de vontade de domar o animal. Este acabou por ser um dos dias mais bonitos. Passámos por Ponte de Lima que é muito bonita e por essa altura almoçamos e  reparámos que estávamos a fazer um tempo muito bom. Também por essa altura começou uma chuva miudinha que nos acompanhou sempre durante o resto do dia e que fez com que ficássemos todos molhados.

Eventualmente lá chegámos à Serra da Labruja. O início tinha alguma altimetria de respeito mas nada do outro mundo. Na altura considerámos que o terceiro dia em Tomar seria o mais complicado. Mas falámos cedo demais! A dada altura chegámos  a uma zona em que tivemos de fazer vários KMs por subidas onde se fossemos a pé teríamos de usar as mãos. Isto sempre com chuva e com pedras bem escorregadias. Foi sem dúvida muito duro andar ali com as bicicletas tão pesadas. Mas o certo é que toda esta dificuldade tornou esta etapa memorável.

Já tardava e nunca mais chegávamos a Rubiães. Depois da Serra do Inferno reparei que praticamente já não tinha travões. Ainda vi a vida a andar para trás umas duas vezes, e a partir daí desci tudo o que era mais complexo à mão. Depois ao final do dia o meu mecânico Tiago lá deu um toque e fiquei com os travões bons. A chegar ao albergue de Rubiães vimos cada vez mais peregrinos e começámos a ter medo de não ter lugar. É que quem vai de bicicleta tem menos prioridade e o albergue só tinha 36 lugares. Chegámos lá completamente molhados, cansados e cheios de lama. Pensávamos que nesta etapa quem vai de bicicleta deveria ter a máxima prioridade. Ficámos mais descansados quando o monitor de lá nos disse que podíamos ficar lá nem que ficássemos num colchão no chão.

Prendemos as bicicletas lá fora, fomos tomar banho e depois já lavados e relaxados fomos para um restaurante fazer tempo até ao Alemanha - Portugal do euro, onde comemos bem e pagámos pouco. Depois a dormida foi uma sala comum cheia de beliches. Ainda sofri um pouco com o ressonar alheio, mas nada de especial. Foi um dia bem puxado e prometia ainda mais chuva para o dia seguinte. Mas sentiamo-nos bem e orgulhosos de estar onde estávamos.