RSS
 

Triatlo de Oeiras

09 Jun 2013

Largada do Triatlo de Oeiras

Depois de ter feito 3h15 no triatlo olímpico do Estoril, aproveitei uma dica e federei-me pelo clube de triatlo do Clube de Natação Vasco da Gama. Tenho seguido o planeamento de treino o melhor possível e já começo a notar muitas melhorias, especialmente na corrida. Parti então para o triatlo de Oeiras, versão sprint, com o objectivo de fazer 1h30, que seria bem mais de metade da distância olímpica.

Natação

Foto antes de entrar na água

O dia estava nem nublado e choviscava. Não estava com frio mas pouco faltava. A prova começou com a confusão normal e eu só via braços e espuma por todo o lado. Até prefiro ficar mais para trás para fugir à confusão. Lá fui seguindo o meu ritmo e ao contrário do triatlo do estoril, conseguia acompanhar alguns atletas. A certa altura alguém da organização num barco chama-me à atenção de que estava em rota errada. Acontece que fiz lock à bóia errada e estava a fazer um pseudo corta-mato. Quando me apercebi tive de corrigir a tragetória e esta brincadeira custou-me 100m adicionais. Se já não sou forte na natação isto contriuiu com que saisse ainda mais tarde da água. Sai com 21m. Não fosse este erro e talvez conseguisse sair nos 18m, que era o meu objectivo inicial.

T1

Mais uma vez senti-me um bocado tonto nesta transião, mas muito menos do que no triatlo do estoril. Lá tirei o fato, coloquei meias e ténis, coloquei o relógio… tenho de ver se começo a ficar mais optimizado nas transições.

Bicicleta

Concentrado na bicicleta

Comecei logo forte na bicicleta e ainda consegui ultrapassar vários atletas que iam mais atrasados. A certa altura passa por mim um grupo de 3 em bom andamento e consegui colar-me a eles. Ainda fiquei com eles um bom bocado até ter feito um erro estratégico e os ter deixado fugir. O problema maior é que após o retorno apanhei vento de frente e tinha dado muito jeito ir com aquele grupinho. Sentia-me muito bem na bicicleta e fui sempre com uma pedalada forte. Consegui ir a uma média superior a 30 km/h. Mas fiz quase tudo sozinho. Tenho de começar a pensar não só na parte física mas também nas regras do jogo e tentar andar sempre em grupo.

T2

Muito mais rápida esta transição que a anterior. Foi só trocar os ténis.

Corrida

Ressenti-me muito desta transição e sentia-me esquisito, especialmente com a lombar a queixar-se. Abrandei e esperei até ter sensações melhores. Ia a correr mais ou menos a 4m50. Já no último km decidi arriscar e aumentei o meu ritmo. A partir daqui fui sempre subindo de ritmo e cortei a meta a 3m50. Foi a primeira prova em que consegui fazer uma segunda parte melhor que a primeira. Não consegui fazer o tempo que esperava mas mesmo assim notei melhorias. Fiz a minha segunda melhor marca de sempre aos 5km, o que tendo em conta que nadei e corri antes, não é nada mau.

Conclusão

Acabei com 1h27m, que é abaixo daquilo que pretendia. Ainda assim podia ter feito bem melhor se não me tivesse perdido na natação e se tivesse arriscado mais cedo na corrida. Foi um bom resultado para mim e agora é continuar a ver se consigo melhorar.

O pessoal do clube que conheci foi todo amigável e gostei do grupo. Como bónus ainda fui fotografado várias vezes pela fotografa oficial. Fiquei com o bichinho e já ando a ver quando vai ser o próximo.

 
Etiqueta(s):triatlorecordar-2013