RSS
 

Primeiro cocó da Madalena

17 Jul 2014

Às vezes sinto que não ando a catalogar convinientemente as novidades da Madalena. Acontece que ela está num estado de evolução tal que teria de escrever imensos posts. É impressionante como eles se transformam de bebés no seu mundo para máquinas de aprendizagem.

Ontem pela primeira vez pediu para fazer cocó no penico. Já tínhamos posto o penico na casa de banho e começávamos a falar disso, mas sem qualquer tipo de pressão. Por outro lado a Cat já começa a ter mais hábito com o penico, mas nós ainda não estávamos muito preocupados com isso. Depois nas férias conjuntas a Madalena apanhava o comboio. Por isso ontem ficámos tão espantados.

Já comunica muito bem e diz imensas coisas.Está naquela fase que diz coisas e nós nos vemos gregos para a compreender. 70% das vezes ainda chegamos lá e ela fica super feliz quando a compreendemos. Está a tornar-se super meiga e adora dar miminhos. Ainda no outro dia eu ao sair ela estava a dormir e dei-lhe um beijinho. Ao fechar a porta aparece a Clau e diz: olha a menina. Vem ela toda ensonada a dizer: pai, mimino. Deu-me um abracinho bom e um beijinho e depois voltou à sua vida. É maravilhoso.

Algumas coisas que ela já diz com imensa facilidade: sim, não, mãe, mamã, pai, papá, vôvô, oto/ota (outro/outra), mamuinha (maminha), mimi (madrinha), pi/cataina (a prima), cólo e póchão, popó (normalmene referindo-se às chaves), pachacha (bolacha), bolho (bolo), pão, guete (esparguete), maçã (todo o tipo de frutas), vovó, padino (padrino), nuta (Newton, o nosso cão), iau (de miau, do nosso gato), pxinho (os nossos peixes), áua (água), bebé (dependendo do contexto pode ser bebé ou a pedir o babete), pé (o seu pé ou para calçar os sapatos), piscina.

Bem, ficava aqui o dia todo a listar as palavras. Há pouco tempo que já as começou a juntar e a fazer pequenas frases, como: mamã, mamuinha ou papá, nuta.

Tirando andar ranhosa é muito raro estar doente e ainda bem. Por isso é raro faltar à natação e tem feito uma evolução enorme, fazendo já uns pseudo golfinhos cheia de gozo. É super energética e sim, muitas vezes dá cabo de nós. Estamos estoirados e ela tem minhas non stop. Mas a gente não se queixa. É tudo uma alegria.

 

Crianças

 
Etiqueta(s):madalenarecordar-2013