RSS
 

O Frio e o Desporto

26 Nov 2010

Tenho continuado com os meus exercícios: corridas, natação, bicicleta e já me começo a sentir muito mais em forma. Também já peso à volta dos 69 kg, contra os 73 kg de Maio passado. Mas agora que chegou o frio tenho-me confrontado com alguns problemas inesperados.

Para começar, o vestiário.  Eu ia com uma camisola de desporto, mas a minha zona é super alta, ventosa e fria. Com o tempo começava a suar e depois começava a sentir a ventania fresca no corpo, e passava imenso frio, especialmente na bicicleta. Então, alguém me falou de casacos corta-vento. Encontrei um muito baratinho e tem servido lindamente. Só tem uma coisa engraçada, quando chego a casa e o tiro, ele está todo molhado por dentro. Mas quando digo todo, é mesmo encharcado. Como eu não suo tanto, presumo que seja da humidade...

Mas o pior disto tudo é que me parecia que o frio me inibia as performances. Apesar de me sentir mais em forma, não ando a conseguir melhorar tempos e noto até que os pulmões me falham muito mais. Pensava que era a minha saúde que poderia estar pior, mas no artigo Frio expõe os nadadores a problemas musculares e respiratórios, aprendi sobre a Broncoconstrição. O que acontece é que o ar frio a entrar nos pulmões faz com que os meus bronquios fiquem mais  chateados do que o normal. Provavelmente como tenho bronquite asmática ainda fico mais sensível. Com o frio, fico com dificuldades em respirar e absorver oxigénio, o que faz com que tenha de respirar mais vezes, e me canse mais.

De facto isto explica muita coisa... portanto quando voltar o tempo bom, vou esperar um boost de performance!

 

Comentários

  • PAC
    "(...)quando chego a casa e o tiro, ele está todo molhado por dentro." Isso faz-te mal. Muito provavelmente o corta-vento é impermeável mas não é . Talvez por isso o tenhas encontrado "muito baratinho" :) Ouvi dizer que há quem faça uma combinação de um impermeável com uma boa camisola transpirável e ficam bastante confortáveis.
  • PAC
    *o blog comeu o >transpiravel<.
  • PAC
    ** e eu troquei o &lt; pelo &gt; e vise-versa
  • PAC
    ***vice-versa :(
  • Arzebiuzado
    Sim, eu não disso mas levo sempre uma boa camisola por baixo, por isso nunca noto a humidade do corta-vendo,. só quamdo o tiro é que reparo. Porque de resto também fico super confortável.